Politica

Déficit habitacional no Brasil chega a 5 milhões de casas

Especialistas dizem que o problema não será resolvido apenas com a construção de novas habitações

postado em 07/09/2014 12:57
O déficit habitacional no Brasil chega a 5 milhões de casas, segundo cálculos do Ministério das Cidades, e especialistas dizem que o problema não será resolvido apenas com a construção de novas habitações. Segundo eles, será necessário enfrentar a especulação imobiliária e avançar em políticas públicas. Previsto no Estatuto da Cidade, o aluguel social é uma das propostas apontadas por urbanistas ouvidos pela Agência Brasil e que serão discutidas na primeira matéria da série Desafios do Brasil, que será publicada a partir de amanhã (8).

[SAIBAMAIS]Além do acesso à moradia, primeiro tema a ser tratado, a série fará um diagnóstico da realidade do país em diversas áreas e os desafios que se colocam diante desse cenário, tais como o desenvolvimento de políticas públicas que diminuam a sensação de insegurança da população e reduzam a violência nos centros urbanos ou ainda a discussão sobre as fontes de energia prioritárias ao país. Esses são alguns dos desafios que os governantes terão à frente para resolver gargalos históricos e problemas estruturais de um país de dimensões continentais e cuja população já soma mais de 202 milhões de habitantes.

Leia mais notícias em Política

A Agência Brasil selecionou 12 temas prioritários e ouviu especialistas e representantes da sociedade civil que pudessem apontar caminhos, soluções e propostas para os próximos anos. O intuito é contribuir para o debate de áreas essenciais para o desenvolvimento do país, além de levantar questões que ainda precisam de avanços.

Na sequência do tema moradia, a Agência Brasil dará destaque às áreas de mobilidade urbana, segurança pública, reforma agrária, demarcação de terras indígenas, setor elétrico, educação, saúde, comunicação, pesquisa e inovação, inflação e política externa. A série termina no dia 19 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação