Politica

Pesquisa aponta empate técnico entre Dilma e Marina no segundo turno

A última pesquisa Ibope, encomendada pelo Globo/Estadão, divulgada em 4 de setembro, apontava uma distância menor entre Dilma (37%) e Marina (33%), e o mesmo percentual de votos para Aécio (15%)

postado em 12/09/2014 10:13

A pesquisa do Instituto Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira, 12, aponta empate técnico no segundo turno entre a candidata Marina Silva (PSB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) pela disputa no Palácio do Planalto. A ambientalista aparece com 43% das intenções de voto contra 42% da atual chefe de Estado.

No primeiro turno, Dilma é a melhor colocada (39%), em segundo vem Marina (31%) e Aécio Neves (15%). O último levantamento do Ibope, encomendado pelo Globo/Estadão, divulgado em 4 de setembro, indicava uma distância menor entre Dilma (37%) e Marina (33%), e o mesmo percentual de votos para Aécio (15%). As duas pesquisas contam com 2% de margem de erro.

Com exceção do Pastor Everaldo (PSC) que tem 1%, os demais candidatos não pontuaram nessa pesquisa. As intenções de votos brancos ou nulos representaram 11%, e 5% dos entrevistados não souberam em quem votar ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa de intenção de voto CNI-Ibope para Presidência da República aponta uma maior concentração de votos em Dilma Rousseff (PT) entre os eleitores que concluíram até o quinto ano do ensino fundamental, com 52% das intenções de voto, contra 21% de Marina e 11% de Aécio.

Marina Silva (PSB) lidera a preferência entre os entrevistados de nível superior (33%), com uma pequena vantagem sobre Dilma (27%) e Aécio (24%).

Foram ouvidas 2002 pessoas, em 142 municípios, entre 05 e 08 de setembro.

[SAIBAMAIS]

Rejeição

A presidente é a que tem a maior rejeição dos entrevistados. Segundo a pesquisa CNI/Ibope, 42% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum. Logo depois, Aécio é o que tem a maior rejeição (35%) e, por última, Marina (26%).

Pesquisa espontânea

Questionados em quem votariam para presidente, sem uma lista pré-definida de nomes, os eleitores manifestaram preferência por Dilma (35%), seguida por Marina (23%) e Aécio (12%). A pesquisa espontânea revelou ainda 11% de brancos e nulos, e 19% de entrevistados que não sabem ou não responderam.

Desinteresse

Apesar de a campanha já ter começado na televisão e no rádio há quase um mês, 23% dos entrevistados declararam não ter nenhum interesse no pleito de outubro. Outros 25% disseram ter pouco interesse, 32% um interesse médio e somente 20% disseram estar muito interessados.

Avaliação do governo

A gestão de Dilma Rousseff na Presidência da República foi avaliada como boa ou ótima por 38% dos eleitores. Em junho, a petista recebeu a aprovação de 31% do eleitorado. Embora tenha tido melhora no parâmetro "ótimo ou bom", a avaliação positiva do governo Dilma ainda é muito inferior aos 55% de antes das manifestações de junho de 2013.

Os que consideram o governo Dilma como ruim ou péssimo (28%) e regular (33%) caíram em comparação à pesquisa anterior, quando atingiram respectivamente 33% e 34%.

Mesmo tendo tido crescimento da aprovação em todas as áreas, o governo Dilma é altamente reprovado pelos eleitores em temas como saúde (74%), impostos (73%), segurança pública (71%), inflação (68%) e taxa de juros (68%).

Os itens avaliados pela pesquisa que tiveram as maiores taxas de aprovação dos entrevistados foram o combate à fome a à pobreza (50%) e o combate ao desemprego (41%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação