Politica

Acre: deputado usa carro importado, pago por servidor da Câmara

Primeiro-secretário da Câmara e candidato ao governo do Acre, Márcio Bittar (PSDB) utiliza veículo financiado por funcionário contratado pelo próprio parlamentar

postado em 16/09/2014 09:22
Motorista de Bittar conduz o Kia: o deputado afirma que comprou o carro, mas não apresenta comprovante
O servidor Josiel Alves dos Santos, lotado na primeira-secretaria da Câmara, usa parte do salário para pagar as parcelas de um veículo importado, da marca coreana Kia, utilizado em Brasília pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), e familiares. Apesar de o documento comprovar que o veículo pertence a Josiel, a reportagem do Correio fotografou e filmou o automóvel sendo conduzido pelo motorista e por parentes do parlamentar em quatro ocasiões.

O gabinete reconheceu que o Kia é usado por Bittar e familiares. Ao ser questionada, a assessoria do parlamentar comunicou que o carro foi comprado de Josiel, no entanto, o gabinete se negou a apresentar o documento de transferência para comprovar a venda. O funcionário, de acordo com denúncias recebidas pelo Correio, faz parte de um grupo de servidores que, para conseguir o cargo comissionado, precisa devolver, mediante acordo prévio, um percentual dos vencimentos.

Documentos analisados pelo jornal comprovam que o KIA Soul modelo 2012, de cor prata, é, de fato, financiado pelo servidor da primeira-secretaria. Ele foi empossado no cargo em março de 2013, pouco depois de Bittar ser eleito primeiro-secretário da Casa, em fevereiro. Segundo informações do portal da Câmara, em agosto, Josiel recebeu um salário líquido de R$ 5,6 mil. Ele continua vivendo com a mãe, que já trabalhou no gabinete do parlamentar, em uma casa simples, em Ceilândia. O veículo está sendo comprado por meio de um financiamento feito com a Financeira Alfa S/A, sediada em Brasília. Na rua onde Josiel vive, na QNM 20, os vizinhos afirmam nunca tê-lo visto dirigindo o veículo.



Pelo carro, Josiel paga prestações mensais de R$ 1.135. Em duas ocasiões, o automóvel foi utilizado para buscar a filha do parlamentar em um colégio particular na Asa Norte. Em outra, o Kia estava parado próximo ao bloco onde o deputado ocupa um apartamento da Câmara, na 302 Norte. Nessas ocasiões, o veículo era conduzido pelo motorista do parlamentar, Edilson Pereira da Rocha, irmão de Odenildo Pereira da Rocha, que trabalha na primeira-secretaria.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação