Politica

Procurador-geral pede a suspensão de propaganda de Dilma Rousseff

Janot argumenta que as críticas da petista a Marina Silva sobre a autonomia do Banco Central no programa eleitoral podem "criar, artificialmente, estados mentais no público"

Paulo de Tarso Lyra, Naira Trindade
postado em 17/09/2014 06:04
Janot argumenta que as críticas da petista a Marina Silva sobre a autonomia do Banco Central no programa eleitoral podem
O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, recomendou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão do programa eleitoral gratuito da presidente Dilma Rousseff que fala de forma negativa sobre a autonomia do Banco Central em menção às ideias da adversária Marina Silva (PSB). O entendimento contempla ação movida pela campanha da socialista.

Janot considerou não haver conteúdo ;sabidamente inverídico; na propaganda da autonomia do Banco Central, mas pediu a suspensão da publicidade por entender que ;tem aptidão de criar, artificialmente, estados mentais, emocionais ou passionais no público;. A propaganda afirma que ;Marina tem dito que, se eleita, vai dar autonomia ao Banco Central (;). Isso significaria entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre a sua vida e de sua família (...) Ou seja, os bancos assumem um poder que é do presidente e do Congresso, eleitos pelo povo;.



A coligação da socialista alegou que a propaganda ultrapassa os limites da crítica política, incutindo, por meio da encenação, pânico na mente dos eleitores. Marina disse que a campanha petista faz ;marketing selvagem;.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação