Politica

Dilma define como "ridícula" a reação da bolsa a pesquisas eleitorais

Depois que pesquisas de intenção de votos mostrou recuperação de Dilma njo 1° turno das eleições, investidores reagem negativamente e bolsa cai

postado em 19/09/2014 14:29
A presidente da República Dilma Rousseff comentou, na manhã desta sexta-feira (19/9), a reação da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) à divulgação das pesquisas de intenção de voto. Ela classificou como ;ridículo; atrelar o desempenho do mercado de ações à queda dela em sondagens. ;Acho ótima a reação da bolsa. Quando cai, eu me pergunto será que eu subi?;, ironizou.

[SAIBAMAIS]

Dilma afirmou que a reação do mercado financeiro tem a ver com especulação. ;Está ficando ridículo isso. Especulação tem limite. Acho que tem gente ganhando com isso. E não sou eu, eu perco. Porque está desagradável acharem que uma coisa está ligada a outra, quando sobe ou quando desce;, disse.

O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa eleitoral na noite de ontem. Mais uma vez, os investidores reagiram. Ao mesmo tempo em que Dilma se recuperou e aumentou a diferença em relação à candidata do PSB, Marina Silva, a bolsa operava com pessimismo. Às 12h35, o Ibovespa, o índice de referência, caiu para 1,20%, aos 57.673. pontos.



A Bovespa fechou em queda na última quinta-feira, na contramão dos mercados internacionais, na véspera da divulgação dos dados. O Ibovespa caiu 1,24%, aos 58.374 pontos. Do total de 70 ações que compõem o indicador, 51 tiveram baixa, um dia antes da divulgação do levantamento do Instituto Datafolha. A petista aparece com 37% das intenções de voto, contra 36% que tinha na pesquisa anterior. Ela e a candidata do PSB, Marina Silva, empatam no segundo turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação