Politica

Dilma e presidente dos Correios negam irregularidades em distribuição

Empresa pública teria distribuído materiais da campanha de Dilma Rousseff sem chancela, o que possibilitaria fraudes

postado em 19/09/2014 16:40

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, negaram irregularidades na distribuição de panfletos da candidatura da petista sem a chancela da empresa. Documentos obtidos pelo Estado de São Paulo mostram que os Correios autorizaram a distribuição do material sem chancela em caráter ;excepcional;. Dilma Rousseff considerou a denúncia ;um equívoco monumental; e ;um factóide;. Já Wagner Pinheiro, nomeado por Dilma em 2010, disse que a exceção está prevista no manual da empresa, e que casos semelhantes são frequentes, já tendo ocorrido com outros candidatos.

De acordo com tabela disponível no site dos Correios, o envio dos mais 4,8 milhões de panfletos custaria R$ 781 mil. O valor ainda não foi declarado na prestação de contas eleitorais de Dilma. Mas, de acordo com a legislação eleitoral, o pagamento pode ser apresentado apenas na prestação final.

[SAIBAMAIS];É um equívoco monumental porque nós pagamos, nós temos nota fiscal, nós contratamos o serviço que os Correios prestam para qualquer entidade. Isto é um factóide de campanha, porque foi pago, tinha nota fiscal e o Correios oferece o serviço;, disse Dilma, em coletiva de imprensa em Brasília, no fim da manhã de hoje. Como a chancela é utilizada para o controle do número de panfletos distribuídos, a ausência dessa marcação possibilitaria a ocorrência de fraude. Os panfletos foram distribuídos na região de Campinas (SP), na semana passada. O sindicato dos ecetistas da região chegou a apresentar denúncia ao TRE-SP a respeito.

;Isso ocorre muito em campanha eleitoral, porque os candidatos levam pra distribuir o material já impresso, e aí vai sem a chancela. Mas sob recibo e sob constatação do número que vai ser distribuído naquelas localidades. Nós temos diversos exemplos. Isso não é uma coisa anormal, é normal. Este ano está ocorrendo com muitos candidatos;, destacou Wagner Pinheiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação