Politica

Dilma nega sucateamento do IBGE e julga erro em pesquisa como "banal'

A presidente também negou que houve qualquer interferência externa no órgão

Naira Trindade
postado em 21/09/2014 20:04
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, negou, em coletiva de imprensa neste domingo (21/9), que haja um sucateamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após críticas ao erro ;banal; cometido pelo órgão ao divulgar dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

;Não sei quem inventou essa história de sucateamento. Nós contratamos, no meu período de governo, 834 servidores por concurso. Contratamos 7,3 mil funcionários temporários, que são os agentes que fazem pesquisas nas ruas;, disse. ;Quem mexe com estatística percebe que é um erro banal, de fácil detecção. Não tem uma conspiração de alguém;, afirmou a presidente.

A presidente negou haver qualquer interferência externa no órgão. ;O conselho diretor do IBGE é formado por diretores do IBGE, não tem interferência externa coisíssima nenhuma (;) Nós tínhamos uma avaliação que estava tudo ok. Só fomos ver que tinha um equívoco no final da tarde. É algo que surpreendeu todo mundo. E nós temos obrigação de investigar;, disse.

[SAIBAMAIS]

"Sem-teto"

Na coletiva de imprensa no Palácio do Alvorada, a presidente também rebateu as colocações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antônio Dias Toffoli, à revista Época, de que usar a residência oficial para um evento de campanha política é uma ;vantagem indevida;.

;Eu respeito muito a posição do presidente do tribunal, mas só quero lembrar que todos os meus antecessores usaram o Palácio, porque, do contrário, eu serei uma sem-teto. Eu não terei onde dar uma entrevista porque eu não tenho casa aqui e não pode ser no Palácio do Planalto. Eu serei sem-teto e irei para a rua;, declarou.

Leia mais notícias em Política

Economia


A presidente defendeu que a economia deve se recuperar em novembro e dezembro. ;Nós sabemos que a inflação tenderá para o centro da meta (que é de 4,5%) a partir de novembro e dezembro. E quem fala tarifaço está mal intencionado;, afirmou, justificando que parte da taxa deve-se a energia por causa do tempo da seca. ;Não tem a menor necessidade de tarifaço na medida que têm vários aumentos ocorrendo ao longo do ano. E não são aumentos para dar vantagens;, afirmou. ;Nós temos um sistema elétrico que não cai mais em racionamento;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação