Politica

Juiz nega delação premiada de Paulo Roberto Costa à CPI, CGU e Petrobras

O juíz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, no Paraná negou nesta segunda-feira (22/9) o acesso aos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa à Petrobrás e à CGU

Eduardo Militão
postado em 22/09/2014 16:10
O juiz da 13; Vara Federal de Curitiba (PR), Sérgio Fernando Moro, se negou a fornecer cópias dos depoimentos que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa presta sob a condição de obter o benefício da delação premiada. A negativa foi dada nesta segunda-feira (22) à CPI que investiga irregularidades na estatal, à própria Petrobras e à Controladoria Geral da União (CGU)

Em depoimentos ao Ministério Público e à Polícia Federal, Costa tem admitido que pagou propinas a uma série de políticos, com recursos públicos. Em troca, ele espera ter sua pena reduzida ou extinta na Justiça.

[SAIBAMAIS]No despacho à comissão, à petroleira e à CGU, Sérgio Moro afirma que este não é o momento de se dar acesso às afirmações do delator, considerado por alguns um ;homem-bomba;, devido aos efeitos político-eleitorais que suas declarações podem causar na imagem e nos votos dos personagens envolvidos. ;O momento atual, quando o suposto acordo e os eventuais depoimentos colhidos sequer foram submetidos ao Juízo, para homologação judicial, não permite o compartilhamento;, disse o juiz. Porém, ele disse que a negativa não impede compartilhar as provas ;no futuro;.

Não é primeira vez que a delação é negada às autoridades. Levantamento do Correio apurou que isso já aconteceu pelo menos dez vezes desde 5 de setembro, quando as primeiras acusações de Costa vieram a público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação