Politica

Denunciado pelo MP preside empresa por indicação da Petrobras

Presidente da Sete BR é acusado de crimes como associação criminosa e falsidade ideológica, quando dirigiu empresas de Eike Batista.

Eduardo Militão
postado em 25/09/2014 09:51

A Petrobras colocou para presidir uma de suas empresas um executivo denunciado nessa terça-feira (23/9) pelo Ministério Público na administração dos empreendimentos de Eike Batista. Presidente da Sete Brasil (Sete BR), Luís Eduardo Guimarães Carneiro foi indicado em abril pela estatal para dirigir a empresa de fornecimento de sondas para exploração do pré-sal. Denunciado por crimes como associação criminosa e falsidade ideológica, o executivo dirigiu a OSX no período de crise financeira dos negócios de Eike. Mesmo assim, foi indicado pela gestão de Graça Foster para conduzir a empresa responsável por administrar contratos e, assim, entregar 28 sondas para a petroleira a partir do ano que vem. No mercado, o aluguel diário de cada uma sai na faixa dos 450 mil dólares por dia.


Antes de assumir a Sete, o engenheiro mecânico Eduardo Carneiro foi funcionário da própria Petrobras, onde exerceu funções como superintendente regional de Exploração e Produção, e foi diretor da Schahin Petróleo e Gás. Nas empresas de Eike, foi presidente e diretor de Operações da OSX e membro do Conselho de Administração da OGX, entre 2010 e o ano passado. No período, a má situação financeira da OGX fez as ações da empresa caírem de R$ 23,39 para R$ 0,56.


No final de abril, a Petrobras indicou para presidir a Sete BR o nome de Carneiro, de outro ex-dirigente da OGX e de um ex-funcionário a GE Oil & Gas. Apesar de ser dona de apenas 5% da empresa, a petroleira tem a prerrogativa de indicar o presidente da Sete. Os acionistas da empresa aprovaram Carneiro, para suceder João Carlos Ferraz, que assumira a empresa em 2011, desde que foi criada.


A Sete BR surgiu a partir de iniciativa do ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli, que chamou Ferraz, um funcionário da estatal, para comandá-la. A petroleira tem 5% das ações, e as demais estão nas mãos de fundos de pensão, como Previ, Petros e Funcef, além de bancos, como BTG Pactual, Bradesco e Santander. Para construir as sondas, a empresa apenas se associa a estaleiros, funcionando apenas para ;gerenciar contratos; da Petrobras com os fabricantes das sondas, segundo entrevista que Ferraz concedeu em 2012.

[SAIBAMAIS]


Gabrielli afirmou à CPI da Petrobrás no final de junho que a Sete foi criada porque o mercado internacional ;não tem capacidade; de atender às necessidades da estatal depois da descoberta do pré-sal. ;É necessário aumentar a capacidade de produção de plataforma e de sondas. Dai, a estrutura da Sete Brasil, que viabilizou a construção das sondas nos estaleiros brasileiros;, disse ele aos deputados e senadores. Para construir 28 sondas, a Sete fez parceiras com estaleiros e operadores coo Odebrecht, OAS, UTC Engenharia, Queiroz Galvão e a própria OSX, de Eike Batista.

Até 22 anos de prisão


De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal em São Paulo, Luis Eduardo Guimarães Carneiro e outros ex-diretores das empresas de Eike cometeram crimes contra o sistema financeiro nacional, com induzir ou manter investidores em erro, realizar operações simuladas ou manobras fraudulentas, falsidade ideológica e associação criminosa. Se condenado, pode pegar de cinco a 22 de anos de prisão.


A Petrobras afirmou ao Correio ontem que não tem ;conhecimento do conteúdo; da denúncia do Ministério Público, cujo comunicado da Procuradoria foi encaminhado pelo jornal à assessoria da estatal, e ;não tem como se manifestar a respeito dos seus possíveis reflexos;. A petroleira ainda disse que a escolha de Carneiro foi aprovada em assembleia pela Sete após lista tríplice produzida pela Diretoria Executiva da Petrobrás, da qual faz parte a presidente da estatal, Graça Foster. A Sete Brasil e Eduardo Carneiro afirmaram que não comentariam a denúncia do Ministério Público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação