Politica

TCU apresenta nova auditoria sobre complexo da Petrobras no Rio

Pauta desta quarta-feira traz nova investigação sobre o Comperj, construído pela estatal em Itaboraí (RJ). Tribunal aponta irregularidades no empreendimento desde 2012

postado em 13/10/2014 14:59
O Tribunal de Contas da União (TCU) apresenta nesta quarta-feira (15) um relatório de auditoria sobre o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo construído pela Petrobras em Itaboraí (RJ), a 40km da capital fluminense. A auditoria será relatada pelo ministro José Jorge. O Tribunal vem apontando indícios de superfaturamento e outras irregularidades na construção do Comperj pelo menos desde 2012. Naquele ano, uma auditoria do tribunal apontou sobrepreço de R$ 162 milhões de reais no contrato de construção das tubovias do complexo, que será a maior planta de refino de petróleo da América Latina.

Leia mais notícias em política

"Nós temos dado muita ênfase às obras da refinaria de Abreu e Lima. Mas na verdade, a obra no Comperj é ainda maior que a de Pernambuco, envolve valores mais altos;, disse ao Correio o ministro José Jorge, relator do processo. Ele preferiu não antecipar os achados do processo de auditoria, mas disse que ;vale a pena; acompanhar a sessão.

[SAIBAMAIS]Nepotismo
A pauta divulgada pelo TCU inclui também um pedido formulado pelos advogados da Petrobras de reexame de uma outra auditoria realizada pelo TCU, e apresentada no começo de setembro. Na ocasião, a área técnica do Tribunal encontrou indícios de nepotismo em dois contratos firmados pela estatal com funcionários terceirizados, que seriam parentes de dirigentes comissionados da empresa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação