Politica

José Dirceu pede ao Supremo para cumprir o restante da pena em casa

STF julgará se o pedido do ex-ministro é procedente. Pelas contas da defesa, ele já pode se beneficiar do direito à progressão da pena

postado em 20/10/2014 14:18
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), para cumprir o restante da sua pena em casa. Preso em 15 de novembro do ano passado, Dirceu foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão e tem direito a progressão de regime após o cumprimento de um sexto da pena. Pelos cálculos da defesa, como Dirceu se dedicou aos estudos e leu livros no cárcere, ele pôde abater 142 dias de sua pena e o prazo foi antecipado de março de 2015 para esta segunda (20/10).

[SAIBAMAIS] No pedido, o ex-ministro solicita a progressão da pena para o regime aberto, no qual ele teria que voltar à noite para a casa do albergado. No entanto, como não há esse tipo de estabelecimento no sistema penitenciário de Brasília, ele pode cumprir a pena em casa.

Atualmente, o Direceu está sob o regime semi-aberto, no qual ele tem permissão da Justiça para sair da cadeia ao longo do dia para trabalhar. Outros condenados na mesma ação penal cumprem a pena em prisão domiciliar, como o ex-deputado federal José Genoino. O ex-ministro foi condenado por envolvimento em uma esquema de corrupção durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação