Politica

Cibilis Viana, fundador do PDT, morre aos 94 anos no Rio de Janeiro

Viana, que fundou o partido junto a Leonel Brizola em 1979, morreu de falência múltipla dos órgãos

postado em 22/10/2014 09:56
Casado com Leda D'Avila Viana, Cibilis (C) era pai de três filhos
Cibilis da Rocha Viana, assessor do falecido político gaúcho Leonel Brizola, morreu nessa terça-feira (21/10), aos 94 anos, de falência múltipla dos órgãos no Rio de Janeiro. Viana foi chefe de gabinete dos governos do Rio Grande do Sul (na década de 1950) e do Rio de Janeiro (na década de 1980), além de ter sido um dos integrantes da Campanha da Legalidade de 1961, que garantiu a posse de João Goulart na Presidência da República.

Segundo nota divulgada nesta quarta-feira (22/10) pelo PDT, Viana foi um dos fundadores do partido, junto com Brizola e outras 124 pessoas, em 1979. Em 1991, já no segundo governo de seu amigo, o também gaúcho Viana acumulou os cargos de presidente do Banerj (antigo banco estadual do Rio) e secretário estadual da Fazenda fluminense.

De acordo com o PDT, na década de 50, como chefe de gabinete do Rio Grande do Sul, Viana contribuiu com políticas como a expropriação de empresas de energia e telefonia e foi um dos formuladores da política de reforma agrária.



Casado com Leda D;Avila Viana, Cibilis Viana era pai de três filhos, contador, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de vários livros. Seu corpo será velado a partir das 11h desta quarta-feira (22/10), na Capela 5 do Memorial do Carmo, no Caju, e cremado às 17h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação