Politica

"Vamos parar de falar bobagem e dizer que a democracia venceu", diz Lula

Em vídeo, o ex-presidente comenta o processo eleitoral e afirma que é preciso "acatar" o resultado de que Dilma Rousseff foi reeleita

Daniela Garcia
postado em 29/10/2014 18:22

[VIDEO1]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, nesta quarta-feira (29/10), dois vídeos em que comenta as eleições e afirma que é preciso "acatar" o resultado da disputa presidencial. "Vamos parar de falar bobagem e vamos dizer: a democracia venceu. E, nessa vitória da democracia, tem um presidente eleito que é a nossa querida Dilma Rousseff", disse em uma das gravações, com duração de mais de cinco minutos.

[SAIBAMAIS] A declaração de Lula acontece em meio às manifestações nas redes sociais que questionam a legitimidade da apuração dos votos no segundo turno. O ex-presidente faz uma argumentação com base nas próprias tentativas na corrida ao Palácio do Planalto. "Quem está falando com você é uma pessoa que perdeu, em 1989, (...) 1994, 1998. E cada vez que eu era derrotado, era acatado o resultado. Democracia é o que aconteceu neste país, a sociedade se manifestou livremente." Horas depois do anúncio da vitória da presidente Dilma, houve uma mobilização, na internet, de protestos pedindo o impeachment da petista, frente às denúncias de corrupção na Petrobras.

O líder do PT rebate também a afirmação de que o resultado das eleições dividiu o Brasil entre pobres e ricos, eleitores de Dilma e de Aécio Neves (PSDB). "Não existe nenhuma possibilidade de imperar neste país qualquer tentativa separatista. Isso só demonstra ignorância de quem pensa assim, só demonstra falta de sabedoria política. Porque o povo brasileiro acata o resultado eleitoral", argumenta. A candidata petista obteve 51,64% dos votos, enquanto o tucano conquistou 48,36% da preferência do eleitorado.

Lula ainda comenta sobre a declaração dada por Aécio Neves, após ser anunciada a vitória de Dilma. Na ocasião, o tucano afirmou que a presidente reeleita tinha a responsabilidade de unir o Brasil. "É importante lembrar que não é só obrigação da Dilma de unir o Brasil. É obrigação dos partidos políticos, é obrigação do candidato que perdeu a eleição, é obrigação dos candidatos que não foram para o segundo turno. Então, não tem essa de jogar apenas a responsabilidade nas costas da presidenta. Nós temos que jogar a responsabiidade nas costas de 200 milhões de habitantes. A responsabilidade é de todo mundo."

Agressão

Em outro vídeo, o ex-presidente Lula afirma que houve "uma campanha de agressão ao PT", que nunca tinha sido vista no país. "Se você olhar como petista, você percebe que houve uma campanha de agressão ao PT como em nenhum momento da história, ou seja, uma coisa muito dura contra o PT, a ponto do Aécio ficar dizendo o tempo inteiro que é preciso acabar com o PT, tirar o PT. Ou seja, então, você fica mais nervoso", disse.

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação