Politica

Perícia em urna pode mudar resultado de eleições em Santa Catarina

Deputado estadual pode dar lugar a colega de partido, que teve 38 votos a menos. Urna defeituosa deixou de computar 287 votos

postado em 31/10/2014 12:26
Uma urna eletrônica defeituosa pode alterar o resultado das eleições em Santa Catarina. O Tribunal Regional do estado (TRE-SC) determinou a perícia do equipamento, que no primeiro turno foi utilizado no município de Içara. A análise foi solicitada pela Coligação Muda Santa Catarina (PSDB/PEN). Se os 287 votos puderem ser recuperados, existe a possibilidade de Adilor Guglielmi ser eleito deputado estadual no lugar de Vicente Augusto Caropreso, ambos do PSDB. Içara é a cidade natal de Guglielmi, que perdeu por apenas 38 votos de Caropreso.

"Na data do 1; turno, apesar das várias tentativas realizadas pela Junta Eleitoral, 287 votos eletrônicos da Seção n; 458 da 79; ZE (Içara) não puderam ser recuperados por conta de problemas técnicos da urna e por isso não foram contabilizados na totalização", diz trecho de nota divulgada pelo TRE-SC. A perícia da urna eletrônica será feita por peritos nomeados pela Corte e por assistentes técnicos indicados pelas partes. O TRE-SC também solicitou a presença de representantes técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso os procedimentos básicos não consigam recuperar o resultado dos votos, apenas funcionários do TSE podem tentar a decriptografia dos dados da urna, por isso a solicitação de pessoal especializado por parte do TRE-SC. A urna problemática está sob a guarda da Comissão Apuradora, na Corregedoria Regional Eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação