Politica

Quantidade de miseráveis no país para de cair, mostram dados do Ipea

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que número de pessoas abaixo da linha da extrema pobreza teve um ligeiro aumento de 2012 para 2013, o primeiro em uma década

postado em 05/11/2014 15:26
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, pela primeira vez em 10 anos, o número de miseráveis parou de cair no país. Em 2012, o Brasil tinha 10,08 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, número que oscilou para 10,45 milhões em 2013. Foram pouco mais de 371 mil brasileiros incluídos nessas condições, um aumento de 3,68% de um ano para o outro.

Desde 2003, a quantidade de miseráveis vinha em queda constante. Naquele ano, eram 26,24 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Os números de 2013 não foram anunciados oficialmente pelo Ipea, mas constam no banco de dados do instituto atualizado no último dia 30. Eles levam em consideração o número de indivíduos abaixo da linha de extrema pobreza considerada como a renda para consumo de uma ;cesta de alimentos com mínimo de calorias para suprir adequadamente uma pessoa, de acordo com a OMS e a FAO;.

[SAIBAMAIS]A atualização dos dados quatro dias após as eleições e sem divulgação oficial ocorre depois de um diretor do Ipea ter pedido demissão depois que o instituto resolveu adiar a publicação de algumas pesquisas por causa das eleições. De acordo com o instituto, o adiamento aconteceu para não ;suscitar acusações de favorecimento a um ou outro candidato.; Outra pesquisa, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) divulgada no mês passado, já indicava a estagnação no número de miseráveis.

Entre as regiões, somente o Nordeste apresentou uma leve queda no número de extremamente pobres de 2012 (5,95 mihões) para 2013 (5,86 milhões). As outras regiões mantiveram a quantidade estável com um ligeiro aumento. Na contrapartida ao número miseráveis, o total de pobres no país segue em queda, segundo o Ipea: passou de 30.35 milhões em 2012 para 28.69 milhões no ano passado. Desde 2003, o dado tem redução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação