Politica

José Dirceu deixa o trabalho em escritório de advocacia em Brasília

Condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão do PT, o ex-ministro da Casa Civil planeja voltar a trabalhar na própria empresa de consultoria

Daniela Garcia
postado em 06/11/2014 15:02
Depois de ser autorizado a cumprir pena em regime aberto na última terça-feira (4/11), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) deixou de trabalhar em escritório de advocacia em Brasília para tentar reestruturar a sua empresa de consultoria. De acordo com a lei, Dirceu tem 90 dias para informar a Justiça sobre o novo trabalho.

[SAIBAMAIS] O empregador do ex-ministro, José Gerardo Grossi, disse nesta quinta-feira (06/10) que Dirceu não está trabalhando desde terça-feira, quando recebeu a liberação da Justiça para cumprir o restante da pena em casa. "Como ele progrediu para o aberto, cessa o nosso contrato anterior de trabalho", alega Grossi. O advogado confirma que Dirceu tem vontade de voltar à ativa com a própria empresa de consultoria. "Parece que é um plano que ele vai levar adiante."

Considerado o mentor do esquema de compra de apoio político no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu estava preso desde 15 de novembro de 2013. Onze meses e 20 dias depois de ter sido preso, o ex-ministo passou a cumprir o restante da pena de 7 anos e 11 meses, estipulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em casa.

Dirceu foi beneficiado com a chamada progressão de regime, quando o preso cumpre um sexto de sua pena. A previsão era que o ex-ministro deixasse o semiaberto em março do ano que vem. Ao estudar e trabalhar no período em que ficou preso, ele pôde abater 142 dias da pena, antecipando sua progressão para a detenção aberta. A legislação prevê que ele cumprisse a pena em casa do albergado. Como esse tipo de estabelecimento não existe em Brasília, os presos são autorizados a cumprir o restante da sanção em casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação