Politica

Relembre casos de repercussão em que Márcio Thomaz Bastos atuou

Advogado e ex-ministro da Justiça morreu nesta quinta-feira (20/11), aos 79 anos

postado em 20/11/2014 09:47

Márcio Thomaz Bastos, 79 anosUm dos principais advogados criminalistas do país, anos, foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na turma de 1958, e nascido em 30 de julho de 1935, em Cruzeiro, São Paulo, Bastos era casado há 45 anos, e deixou uma filha e uma neta. Ele atuava como advogado há mais de 40 anos.



Entre ações do advogado quando esteve à frente do Ministério da Justiça, destacam-se a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003; e a aprovação da Emenda Constitucional n; 45, conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, em 2004.

[SAIBAMAIS]O ex-ministro foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969. Foi representante das entidades de classe dos advogados e presidiu a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.

Bastos atuou durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, como presidente do Conselho Federal da OAB. Em 1990, após derrota de Lula nas eleições presidenciais, aproximou-se do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele também foi um dos redatores do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor (1990-1992). Em 1996, fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), que é uma organização da sociedade civil.

Clientes de repercussão
A lista de atuações de Bastos em processos judiciais é extensa, tem mais de 700 julgamentos. Ele atuou em casos de grande repercussão como a defesa de Antônio Carlos Magalhães, a morte de Chico Mendes, na acusação dos assassinos do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta neves.

Thor Batista
Advogado e ex-ministro da Justiça morreu nesta quinta-feira (20/11), aos 79 anos

No currículo do ex-ministro também constam casos como o de Thor Batista, filho do empresário Eike Batista. O garoto atropelou um ciclista de 30 anos na BR-040, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O acidente ocorreu em 30 de março de 2012.

Em entrevista sobre a contratação do advogado de defesa, Eike chegou a dizer que "contrata só os melhores". Em 2013, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Thor a prestar serviços comunitários e o pagamento de uma multa de R$ 1 milhão.

Carlinhos Cachoeira
Advogado e ex-ministro da Justiça morreu nesta quinta-feira (20/11), aos 79 anos

Em 2012, Márcio Thomaz Bastos atuou na defesa do contraventor Carlinhos Cachoeira. Acusado de liderar esquemas de jogos ilegais, Cachoeira foi preso pela Polícia Federal durante as investigações da operação Monte Carlo. Em julho daquele ano, no entanto, Bastos abandonou o caso.

José Roberto Salgado
Advogado e ex-ministro da Justiça morreu nesta quinta-feira (20/11), aos 79 anos

Também em 2012, Bastos participou do julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão. O ex-ministro atuou como advogado do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, condenado 14 anos e 4 meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

Índio Galdino
Família do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos

Casos impopulares como a defesa dos jovens acusados de incendiar o índio Galdino, em Brasília, e de universitários da Universidade de São Paulo que mataram um calouro de medicina afogado compõem a lista de casos assumidos pelo ex-ministro.

Com informações da Agência Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação