Politica

Políticos e colegas lamentam a morte de Márcio Thomaz Bastos

O ex-ministro morreu aos 79 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês. Senadores, deputados, o ministro do STF, Luiz Fux foram alguns nomes e entidades que manifestaram pesar

postado em 20/11/2014 10:09
Amigos, políticos e colegas de profissão se manifestaram nas redes sociais sobre a morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, na manhã desta quinta-feira. A senadora Marta Suplicy (PT-SP), falou pelo Twitter. Ela lamentou o falecimento e disse que Thomaz Bastos "deixou legado de competência, coragem e exemplo de lealdade". A nota de pesar segue dizendo que era "um homem de ideias progressistas, serenidade e bom senso. Como ministro da Justiça e presidente da OAB mostrou espírito público. Meus sentimentos à Leonor. Marcio fará falta a todos nós", disse a senadora.

[SAIBAMAIS]

O deputado Felipe Maia (DEM-RN) disse que o falecimento representa uma "grande perda para o meio jurídico". O ex-deputado Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lembrou a atuação do ex-ministro na área de direitos humanos. "A Democracia e os Direitos Humanos ficam mais pobres em nosso País". O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) relembrou que Bastos cunhou a frase a "PF é Republicana" e que a Satiagraha (operação comandada por ele em 2008, quando atuava como delegado da Polícia Federal, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas) foi iniciada quando ele era ministro do governo Lula.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fuz também lamentou a notícia. "Ele se destacou tanto na vida pública e privada pela sua competência singular, tendo intermediado com extrema sabedoria e felicidade conflitos na arena jurídica sem perder a sua grande característica de ser combativo defensor de seus constituintes", afirmou. "A sua figura representa uma perda irreparável para a democracia brasileira", completou o ministro do Supremo.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da qual Thomaz Bastos foi presidente, também divulgou nota. Ao anunciar luto oficial de sete dias, o atual presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que "Márcio será sempre inspiração para a defesa do estado de direito, dos valores constitucionais e dos fundamentos de uma sociedade civilizada". "Um brasileiro exemplar, um advogado correto, um jurista de escola, um homem de família, um amigo e conselheiro. O luto institucional se soma à tristeza pessoal pela irreparável perda deste inigualável presidente de sempre do Conselho Federal da OAB", afirmou Marcus Vinicius. A OAB Nacional, por seu presidente, remeteu moção de pesar a família enlutada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação