Politica

Presidente Dilma Rousseff diz que perdeu um amigo com morte de Bastos

A presidente da República divulgou nota de pesar em razão da morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. O vice-presidente Michel Temer também lamentou a notícia

postado em 20/11/2014 11:03
A presidente da República, Dilma Rousseff, divulgou nota de pesar em razão da morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. De acordo com o texto, o país perdeu um grande brasileiro e ela, um amigo. "Rendemos hoje as nossas homenagens a um grande brasileiro. O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo", disse.

[SAIBAMAIS]

A presidente continua dizendo que Thomas Bastos era um defensor "intransigente do direito de defesa e considerava o exercício da advocacia um pilar da sociedade livre". Dilma defende ainda que, como ministro da Justiça, eçe foi responsável por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento.

"Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de caráter e lealdade ímpares. A seus familiares, amigos, alunos e admiradores, meus sentimentos nessa hora de dor", conclui a nota.

O vice-presidente da República, Michel Temer, também lamentou o falecimento. "Recebi a notícia com grande tristeza. Conheço o Márcio há mais de 35 anos. Trabalhamos juntos em muitas oportunidades, estivemos juntos nas causas da advocacia e nas causas públicas do país, disse.

"O Brasil perde um grande advogado, uma figura exemplar e símbolo da advocacia brasileira. E perde também um homem público de qualidades inegáveis. Eu sei o quanto ele fez pela defesa dos direitos humanos, pela defesa do Estado de Direito e pela democracia no nosso país. Perdemos todos. Perco o amigo. Perdem, os brasileiros, um grande homem público", ressaltou Michel Temer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação