Politica

Corpo de Márcio Thomaz Bastos será cremado em cerimônia particular

Velório seguirá pela tarde de hoje até a manhã desta sexta-feira (21/11). O ex-ministro faleceu hoje após piorar de uma doença crônica no pulmão

Jacqueline Saraiva
postado em 20/11/2014 13:37
Velório seguirá pela tarde de hoje até a manhã desta sexta-feira (21/11). O ex-ministro faleceu hoje após piorar de uma doença crônica no pulmão

O corpo do advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, será velado das 15h desta quinta-feira (20/11) até a manhã desta sexta-feira (21/11), na Assembleia Legislativa, em São Paulo. Em seguida, seguirá para o Cemitério Horto da Paz, Grande São Paulo, onde será cremado, em cerimônia apenas para familiares, de acordo com informações da OAB-SP. Internado na terça-feira (18/11), devido à piora de uma doença crônica no pulmão, Thomaz Bastos morreu nesta manhã. Ele havia passado por um tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, doença que ataca o tecido pulmonar e piora a mecânica respiratória ao curso de anos.

[SAIBAMAIS]Após a notícia da morte, vários políticos deixaram mensagens de pesar pelo falecimento do ex-ministro. A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou que o país perdeu um grande brasileiro e ela, um amigo. "Rendemos hoje as nossas homenagens a um grande brasileiro. O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo", disse.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também manifestou tristeza. Em nota, divulgada no site do Instituto Lula, ele destacou que ;o Brasil perde um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país;. Thomaz Bastos foi ministro da Justiça durante o governo do petista de 2003 a 2007.



Perfil

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na turma de 1958, Márcio Thomaz Bastos foi presidente da OAB-SP entre 1983 e 1985 e do Conselho Federal da OAB (1987 a 1989) antes de virar ministro da Justiça (2003 a 2007), durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É considerado um dos principais criminalistas do país. Mesmo após deixar o ministério, continuou em evidência no meio jurídico, por atuar em casos de grande repercussão nacional. Thomaz Bastos atuou na acusação dos assassinos do ambientalista Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.

Ele também participou do julgamento da Ação Penal 470, o mensalão, no qual defendeu ex-dirigentes do Banco Rural, como José Roberto Salgado, condenado a uma pena de 14 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas. O advogado atuou ainda na defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques sexuais a 37 vítimas.

Nascido no dia 30 de julho de 1935, em Cruzeiro, interior de São Paulo, era casado com Maria Leonor de Castro Bastos. Ele deixa uma filha, Marcela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação