Politica

Com crise no PT, Dilma deve anunciar Rossetto para a Secretaria-Geral

Petistas não aceitam sugestões para a Agricultura e para a Fazenda e conflito no governo aumenta

Paulo de Tarso Lyra
postado em 25/11/2014 07:53
Adauto Cruz/CB/D.A Press
Os nomes nem sequer foram confirmados oficialmente pelo Planalto, mas as indicações do ortodoxo Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e da ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura incendiaram o PT e acirraram uma crise com o governo que foi a tônica dos últimos quatro anos, abafada na reta final do segundo turno das eleições presidenciais. Os petistas estão, em redes sociais e em debates internos, exasperados com os sinais de que o futuro titular da equipe econômica fará o ajuste fiscal e o arrocho prometidos pelos tucanos e com a lembrança de discursos acirrados da senadora peemedebista contra índios e a favor do agronegócio.



[SAIBAMAIS];É sério mesmo que a Kátia Abreu será a ministra? Não é só boato? A presidente Dilma confirmou a indicação?;, indagou um petista, atônito, com o mesmo sentimento que abalou a confiança da esquerda petista nos últimos três dias. Um dos principais integrantes do núcleo agrário do PT, o deputado Padre João (MG) lembrou que os murmúrios de que Kátia Abreu se tornaria ministra da Agricultura não começaram agora. ;Só espero que, caso isso se confirme, ela venha comprometida com o projeto social do nosso governo e não apenas com os ruralistas e os empresários do campo;, disse o Padre João.

O petista lembra que, apesar de ligados ao Ministério da Agricultura, autarquias como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Embrapa têm de manter o foco na agricultura familiar, não apenas nos grandes produtores. ;A Conab hoje tem um programa muito mais amplo do que o de estoque de alimentos. Ela cuida do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos plantados pelos pequenos produtores;, completou Padre João.

Ontem, o vice-presidente Michel Temer não quis prolongar a polêmica em torno da provável indicação de Kátia Abreu ; que deixou o PSDB rumo ao PMDB com o aval dele ; para o Ministério da Agricultura. ;No tocante ao PMDB, tudo ficou para dezembro. Segundo ponto, seja quem for o indicado, haverá os que elogiam e os que criticam. As redes sociais são assim, né?;, ponderou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação