Politica

Conselho da Petrobras aprova auditoria sobre Pasadena e sugere punições

Quintella, membro do conselho, não revelou mais informações sobre as propostas de punição, como nomes de suspeitos ou quantidade de punidos

postado em 27/11/2014 13:07
O relatório da auditoria interna sobre irregularidades na Refinaria de Pasadena, comprada pela Petrobras nos Estados Unidos, foi analisado e aprovado pelo conselho da estatal. Dele, constam sugestões de punição a pessoas suspeitas de envolvimento, conforme adiantou nesta quinta-feira (27/11) Sérgio Quintella, membro do conselho.

Quintella não revelou mais informações sobre as propostas de punição, como nomes de suspeitos ou quantidade de punidos. "É uma lista. Se é grande ou não, não vou dizer".

Segundo ele, os relatórios das auditorias sobre irregularidades na Refinaria de Abreu e Lima (Renest) e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) serão apresentados ao conselho da estatal no próximo dia 12. "Além da Renest e do Comperj, outros relatórios serão apresentados. Entretanto, estes são os que mais chamam atenção, assinalou o conselheiro.

Sérgio Quintella elogiou a criação de uma direção de governança na empresa, ressaltando que a proposta foi aprovada por unanimidade pelo conselho. Acrescentou que o ocupante do cargo será contratado no mercado e que a estatal regulamentará as atribuições da diretoria em 90 dias. "A Petrobras tem um sistema de governança muito sofisticado. O que a diretoria fará, espero eu, é acompanhar a governança. É uma empresa grande, com um número enorme de funcionários", observou.



Para Quintella, a medida é importante e sinaliza ao mercado a intenção de aprimorar a fiscalização. "Acho que é uma necessidade e já poderia ter sido feita há mais tempo. Infelizmente, está sendo feita agora. Acho que será benéfica, pois passa ao mercado a intenção clara da companhia em aprimorar procedimentos, conceitos, formas de fiscalização. É positivo", disse o conselheiro em evento na Fundação Getulio Vargas (FGV), onde participou do lançamento do Caderno de Energia da FGV, instituição da qual é vice-presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação