Politica

Câmara está prestes a votar cassação do deputado André Vargas

Sessão chegou a ser encerrada por José Mentor (PT-SP) antes do quórum ser atingido

postado em 10/12/2014 15:00

Vargas é suspeito de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef

O Plenário da Câmara está prestes a votar a cassação do mandato do deputado licenciado André Vargas (sem partido, ex-PT-PR). A representação contra ele já havia sido aprovada no Conselho de Ética da Casa em agosto, e desde então era analisada na Comissão de Constituição e Justiça.

Vargas é suspeito de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, apontado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, como o principal operador do esquema de corrupção na Petrobras. Vargas chegou a voar em um jatinho cedido por Youssef. O processo contra Vargas na Câmara foi aberto em abril. A votação da cassação começou por volta das 13h e 40 desta quarta-feira (10/12).

A sessão da Câmara começou hoje às 11h, com a cassação de Vargas como primeiro item da pauta de votações. Por volta das 13h, o quórum de 257 deputados ainda não havia sido atingido. Foi quando o deputado José Mentor (PT-SP) assumiu a presidência e deu por encerrada a sessão, alegando o fim de um suposto prazo de duas horas para o atingimento do quórum.

Deputados de oposição denunciaram a ocorrência de um ;golpe;. ;Ele pulou na cadeira do presidente e deu por encerrada a sessão. Não é possível! Isso aqui virou cangaço?;, reclamou o deputado José Aníbal (PSDB-SP). O quórum foi atingido momentos depois.



A sessão foi reaberta pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por volta das 13h e 30. Em seguida, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, um requerimento colocando a cassação de Vargas como o primeiro item da pauta da sessão.

No momento, parlamentares fazem defesas pedindo a cassação de Vargas. Se ele for cassado, será o primeiro parlamentar a perder o mandato pelo suposto envolvimento com o o esquema de corrupção liderado por Alberto Youssef.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação