Politica

Recebida por Dilma na prisão, amiga comparece à posse da presidenta

Tenho muito orgulho de conhecê-la, diz Ieda de Seixas

postado em 01/01/2015 17:43
Mais de quarenta anos depois, Ieda de Seixas é grata à recém-empossada presidenta Dilma Rousseff por um momento dolorosamente inesquecível em sua vida: ao lado da mãe e da irmã, foi presa durante a ditadura militar. ;Quando cheguei ao Presídio Tiradentes, a primeira pessoa que me recebeu foi a Dilma. Foi uma recepção calorosa, para quem tinha vindo de Dops, do Doi-Code e todo aquele clima de monstruosidade, foi um aconchego o abraço dela. Coisa de mãe, embora ela tenha a mesma idade que eu. Mas a gente se sentiu acarinhada;.

[SAIBAMAIS]Após ser recebida por Dilma, em 1971, Ieda ficou presa durante um ano e meio. Seu irmão, preso aos 16 anos, viu o pai falecer após dois dias de tortura. Ela conta que a mãe teve um enfarto na prisão e só recebeu assistência dos médicos que estavam presos porque a ;repressão disse que era para deixar morrer;.

Participando da posse de Dilma mais uma vez, após quatro anos, e ao lado de amigas da presidenta que aguardam sua chegada no Palácio do Planalto para a continuação da cerimônia, Ieda embarga a voz para falar. ;Tenho muito orgulho de conhecê-la, de ser brasileira, e a minha geração subiu a rampa. Então é muita emoção, indescritível;, diz.

Aos 67 anos e morando em São Paulo, Ieda conta que hoje em dia não se encontra com Dilma, mas que mantinha proximidade com ela quando morava em Porto Alegre. ;Hoje como ela se mostra é como se mostrava na prisão, generosa, amiga e muito séria. Mas não é sisuda, ela faz piada de tudo, é uma pessoa extremamente bem-humorada;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação