Politica

Dilma edita Conselho Político de Lula e escala ministros como conselheiros

Segundo apurou o Correio, farão parte desse colegiado os ministros: Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais); Aloizio Mercadante (Casa Civil); Jaques Wagner (Defesa); Miguel Rosseto (Secretaria-Geral da Presidência) e José Eduardo Cardozo (Justiça)

Paulo de Tarso Lyra
postado em 05/01/2015 06:30
Confira quem são os ministros do conselho político

A presidente Dilma Rousseff vai resgatar a coordenação político de governo, modelo adotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao longo dos oito anos de mandato no Palácio do Planalto. Dilma foi convencida a ampliar a interlocução e o debate interno das ações do Executivo e, sobretudo, a criar mecanismo para atenuar eventuais crises políticas em um ano que se desenha, nas palavras de um aliado, ;muito difícil;. Segundo apurou o Correio, farão parte desse colegiado os ministros: Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais); Aloizio Mercadante (Casa Civil); Jaques Wagner (Defesa); Miguel Rosseto (Secretaria-Geral da Presidência) e José Eduardo Cardozo (Justiça).



A periodicidade das reuniões do Conselho ainda não foi decidida. Durante o governo Lula, elas aconteciam todas as segundas-feiras, para traçar o cenário político que o Planalto enfrentaria ao longo da semana. Lula foi obrigado, ao longo do mandato, a corrigir uma distorção que se repete na composição do atual grupo: a presença exclusiva de ministros petistas, desprezando a participação de outras legendas aliadas, sobretudo o PMDB.

A formação do grupo atende a vários objetivos. O primeiro deles é não deixar Pepe Vargas ; elogiado pela capacidade de diálogo, mas um neófito nas articulações políticas mais amplas ; sozinho com a missão de negociar com um Congresso hostil. ;Ele vai precisar de ajuda, porque, sozinho, não vai dar conta do recado;, disse um petista graduado do Congresso, apontando o Salão Nobre do Palácio do Planalto. ;Quando muito, viemos nós, petistas (para a posse de Vargas). Onde estão os líderes de outros partidos?;, questionou o parlamentar.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação