Politica

Candidatos à Presidência da Câmara priorizam promessas aos deputados

Enquanto Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia priorizam promessas corporativistas na corrida pela Presidência da Câmara, Júlio Delgado tenta emplacar um discurso de valorização do trabalho parlamentar. Eleição será em 1º de fevereiro

Naira Trindade
postado em 14/01/2015 07:08
Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG)Na briga pelo poder de ditar os rumos da Câmara dos Deputados ; o que inclui colocar na pauta de votações projetos importantes para o país ;, os dois candidatos favoritos à Presidência da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), priorizam promessas corporativistas a reivindicações da população. Para fisgar os colegas, que escolherão o mandatário no mês que vem, os dois repetem juras de construir mais um anexo e de equiparar o salário dos deputados ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

[SAIBAMAIS]Ambos da base aliada do governo Dilma Rousseff, Cunha e Chinaglia aproveitam o recesso parlamentar para rodar o país em busca do voto dos colegas. Nas conversas, eles prometem dar prioridade à votação de projetos que atendam a base eleitoral dos companheiros, mas frisam que vão brigar para tirar do papel demandas antigas dos deputados. É o caso da construção do Anexo 5 da Casa. A promessa de ampliar os espaços da Câmara é tão antiga que esteve até na lista da campanha do próprio Arlindo Chinaglia em 2007. Foi repetida nos anos seguintes pelos concorrentes ao posto.

Cunha largou na frente e distribuiu aos colegas um folheto com 10 propostas no início de dezembro, quando lançou a candidatura. A maioria dos itens diz respeito diretamente à rotina dos parlamentares, e não da população, que tem o presidente da Câmara como o segundo cargo na linha de sucessão presidencial, atrás apenas do vice-presidente da República. Além da construção do Anexo 5, Cunha promete expandir o trabalho da TV Câmara aos estados dos deputados.

A ideia também é antiga. Diante da repercussão negativa de notícias relativas aos deputados, o entendimento de parte dos parlamentares é que a TV Câmara pode ajudar a melhorar a imagem da Casa. Cunha tem investido também em propostas específicas para as frentes parlamentares da Câmara. Aos parlamentares da bancada ruralista, por exemplo, prometeu colocar na pauta a proposta que transfere ao Congresso o poder de analisar a demarcação de terras indígenas. O projeto foi arquivado pelo fim da legislatura, mas deve ser reapresentado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação