Politica

Cunha nega rodízio com o PT e diz que não será "submisso" ao Planalto

Segundo o candidato do PMDB à Presidência da Câmara, o partido não apresentará candidato para o segundo biênio à frente da Casa, caso vença a eleição amanhã

postado em 31/01/2015 17:31
Eduardo Cunha nega ter tentado acordo com o PT e diz que a disputa será voto a votoNa véspera da eleição que vai definir o novo presidente da Câmara dos Deputados, os candidatos correm em busca dos últimos votos. Antes de almoçar com aliados, o líder do PMDB na Casa, que disputa a presidência, Eduardo Cunha (RJ), reafirmou que, caso seja eleito amanhã, a legenda não apresentará candidato para o segundo biênio.

;O que eu disse e repito, a medida que se eleja amanhã, não apresentará candidato num segundo biênio. Então, quem tiver condição de construir uma candidatura para daqui a dois anos, que construa;, disse. O deputado negou ter havido uma tentativa de acordo com o PT para que houvesse um rodízio entre os dois partidos. Ministros teriam chamado deputados da legenda para construir uma situação em que o PMDB apoiaria o PT neste momento em troca do apoio daqui a dois anos.

[SAIBAMAIS];Eu não recebi qualquer proposta. Eu não fiz nenhuma proposta e não há intenção de debater nenhuma proposta. A mim, não chegou nenhuma proposta e não autorizei ninguém a fazer. Não fiz e não recebi. Então, não posso nem falar que eles fizeram. (...)Eu desconheço o assunto e acho que o jogo já está jogado. Vamos disputar o voto;, disse ele.

Para Cunha, o rodízio que aconteceu na última legislatura ocorreu num momento em que havia hegemonia política e a situação era outra. ;Em segundo lugar, as duas bancadas eram muito maiores. Hoje, as duas bancadas estão muito reduzidas;, opinou.

Mais cedo, Cunha tomou café da manhã com deputados novatos em um hotel de Brasília. Depois, seguiu para a Câmara, onde se encontrou com outros candidatos. No local, ele afirmou que ;não será submisso ao governo;. ;Não cometerei estelionato eleitoral, vou cumprir exatamente o que eu preguei na campanha;, disse. Mais tarde, antes do almoço, ele reafirmou que não será submisso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação