Politica

Eduardo Cunha formaliza o maior dos três blocos registrados

Com o fim do prazo de registro, o candidato Eduardo Cunha (PMDB-RJ) formalizou o maior bloco, com 218 deputados

postado em 01/02/2015 14:02
O candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conseguiu formalizar o maior bloco de partidos. O candidato conseguiu o apoio do PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB. As legendas somam 218 deputados.

Já Arlindo Chinaglia (PT-SP), que contaria com o apoio do PTB, acabou formalizando o bloco sem ele, porque o partido não conseguiu coletar as assinaturas a tempo. Sem ele, o bloco fica formado por PT, PSD, PR, Pros e PCdo B. É o segundo maior bloco, com 160 deputados.

A terceira maior aliança é a de apoio ao candidato do PSB Julio Delgado (MG). A aliança de partidos é formada por PSDB, PSB, PPS e PV, que totalizam 106 parlamentares.

Para além da votação, a formação de blocos é importante porque o maior tem preferência na escolha dos cargos da Mesa Diretora, composta pela Presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. As eleições para os cargos acontecem às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação