Politica

Deputados tomam posse e formam os blocos para decidir como fica a Mesa

Liderado pelo PMDB-RJ, o maior bloco reúne 13 partidos e 218 deputados, enquanto o menor tem à frente o PSB-MG de Júlio Delgado

postado em 01/02/2015 15:16
O candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conseguiu formalizar o maior bloco de partidos. O candidato conseguiu o apoio do PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB. As legendas somam 218 deputados.

Já Arlindo Chinaglia (PT-SP), que contaria com o apoio do PTB, acabou formalizando o bloco sem ele, porque o partido não conseguiu coletar as assinaturas a tempo. Sem ele, o bloco fica formado por PT, PSD, PR, Pros e PCdo B. É o segundo maior bloco, com 160 deputados.

A terceira maior aliança é a de apoio ao candidato do PSB Julio Delgado (MG). A aliança de partidos é formada por PSDB, PSB, PPS e PV, que totalizam 106 parlamentares.

Para além da votação, a formação de blocos é importante porque o maior tem preferência na escolha dos cargos da Mesa Diretora, composta pela Presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. As eleições para os cargos acontece às 18h.

O governo da presidente Dilma Rousseff continua tendo a maioria dos partidos e dos parlamentares em sua base aliada, mas a oposição deverá vir fortalecida após a derrota apertada do senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas eleições de outubro passado.

A sessão de posse dos deputados teve início às 10h e foi presidida por Miro Teixeira (PROS-RJ), reeleito e responsável por tomar o juramento dos 513 congressistas. Durante o discurso, Teixeira lembrou nomes de deputados ilustres como Adauto Lúcio Cardoso, Célio Borja, Rubens Paiva e Ulysses Guimarães, e disse que todos os deputados têm o mesmo mandato a cumprir.

Dos 513 que tomaram posse na manhã deste domingo (1/02), 198 deputados assumem o mandato pela primeira vez. Do total, 51 são mulheres, somando 10% da composição da casa. Após o juramento, os deputados deixaram o plenário para participar de reuniões e trabalhar na formação dos blocos partidários, que foram registrados na Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara no início da tarde deste domingo (1/02).

Leia mais notícias em Política

- Primeiro bloco a escolher: PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTB, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB.
- Segundo bloco: PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTB, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB.
- Terceiro bloco: PT, PSD, PR, PROS, PCdoB.
- Quarto bloco: PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTB, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB.
- Quinto bloco: PT, PSD, PR, PROS, PCdoB.
- Sexto bloco: PSDB, PSB, PPS, PV.
- Sétimo bloco: PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTB, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB.
- Oitavo bloco: PT, PSD, PR, PROS, PCdoB.
- Nono bloco: PSDB, PSB, PPS, PV.
- Décimo bloco: PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTB, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB.
- Décimo-primeiro bloco: PT, PSD, PR, Pros, PCdoB.

O regimento interno da Câmara prevê que, na escolha dos cargos da Mesa, seja respeitada a proporcionalidade partidária. Com isso, o partido ou bloco parlamentar com o maior número de deputados eleitos tem direito a escolher o cargo mais desejado pela legenda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação