Politica

Só presidência e dois cargos na Câmara renderão "briga"

Acordos entre partidos garantem candidato único para maior parte dos cargos na Mesa Diretora da Casa Legislativa. Waldir Maranhão será vice-presidente e Beto Mansur, %u201Cprefeito%u201D

Eduardo Militão
postado em 01/02/2015 19:25
Acordos entre os partidos vão diminuir as disputas por cargos na Mesa Diretora da Câmara neste domingo (1/2). Só a presidência, a 2; vice-presidência e uma suplência serão disputadas no voto. Nos demais oito cargos, só há um candidato.

Os acordos permitirão que o vice-presidente da Câmara seja Waldir Maranhão (PP-MA). Ele não terá concorrentes. O primeiro secretário, espécie de ;prefeito; da Câmara que comandará um orçamento bilionário, será Beto Mansur (PRB-SP).

Para a presidência, disputarão Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Interessado em ganha a disputa para a Presidência, o PT não tem nenhum candidato indicado oficialmente para cargos. Apenas o petista Welliton Prado concorre, mas por conta própria, sem aval de seu bloco. Se Chinaglia não ganhar, o partido do Palácio do Planalto corre o risco de ficar de fora da Mesa Diretora.

Para a 2; vice-presidência, Lúcio Vale(PR-PA) é o candidato indicado pelo bloco liderado pelo PT. Mas contra ele disputa, como candidato avulso, Giacobo (PR-PR).

Em uma das quatro suplências de Secretaria, há quatro candidatos. O ;oficial; é Valtenir Pereira(PROS-MT), indicado pelo bloco capitaneado pelos petistas. De maneira avulsa concorrem Ricardo Izar (PSD-SP), Welinton Prado (PT-MG) e Ronaldo Fonseca (PROS-DF). Izar distribuía panfletos com seu nome pela Casa. ;Vai dar, vai dar;, afirmou ele ao Correio, confiante na vitória.

Na segunda secretaria, Átila Lins (PSD-AM) desistiu de concorrer como candidato avulso. O caminho ficou livre para o candidato oficial do bloco, Felipe Bornier (PSD-RJ).

Veja a lista de candidatos e cargos em disputa:

Presidência

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ)


1; Vice-presidência ; bloco do PMDB

Waldir Maranhão (PP-MA)


2; vice-presidência ; bloco do PT

Lúcio Vale(PR-PA): oficial

Giacobo (PR-PR): avulso


1; secretário ; bloco do PMDB

Beto Mansur (PRB-SP)


2; secretário ; bloco do PT

Felipe Bornier (PSD-RJ)


3; secretário ; bloco do PSDB


Mara Gabrili (PSDB-SP)


4; secretário ; bloco do PMDB

Alex Canziani (PTB-PR)


Suplente de secretário ; bloco do PMDB

Gilberto Nascimento (PSC-SP)


Suplente de secretário ; bloco do PMDB

Mandetta (DEM-MS)


Suplente de secretário ; bloco do PT


Valtenir Pereira(PROS-MT): oficial

Ricardo Izar (PSD-SP): avulso

Welinton Prado (PT-MG): avulso

Ronaldo Fonseca (PROS-DF): avulso


Suplente de secretário ; bloco do PSDB

Luiz Erundina (PSB-SP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação