Politica

Nova fase da Operação Lava-Jato cumpre 62 mandados em quatro estados

Prisões preventivas e temporárias serão feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina

Jacqueline Saraiva, Eduardo Militão
postado em 05/02/2015 08:05
A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quinta-feira (5/2), a 9; fase da Operação Lava-Jato. Os policiais cumprem 62 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Há uma prisão preventiva, três temporárias e 18 conduções coercitivas, além de 40 mandados de busca e apreensão. Nessa fase, os envolvidos são investigados por fraude à licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. De acordo com uma fonte da Operação, os alvos são basicamente operadores de esquemas criminosos na Petrobras.

O tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, é um dos conduzidos Polícia Federal para prestar depoimento sobre a Operação Lava-Jato. Vaccari foi citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores do esquema. Ele era um dos destinatários de subornos dirigidos ao PT, de acordo com os acusadores. Vaccari nega. Além do mandado de condução coercitiva - quando a pessoa tem de ir à delegacia prestar depoimento, mas não é presa -, há um mandado de busca e apreensão sendo cumprido na casa do tesoureiro.

Um dos alvos é o Shinko Nakandakari, apontado como operador do esquema pelo diretor da Galvão Engenharia Erton Medeiros. Ele nega. Os investigadores não detalharam se, no caso dele, tratava-se de mandado de busca, prisão ou condução coercitiva para prestar depoimento.

Outro alvo é uma empresa de Piçarras (SC), que ganhou contratos com a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Segundo os investigadores, a suspeita é que ela seria usada no esquema de pagamento de propinas.

[SAIBAMAIS]São cerca de 200 policiais federais envolvidos na ação, com apoio de 25 servidores da Receita Federal. Segundo a PF, a 9; fase ocorre após a análise de documentos e contratos apreendidos em outras operações, além de informações dadas por um dos investigados e denúncia apresentada por uma ex-funcionária de uma das empresas envolvidas no esquema de corrupção.



Em São Paulo, serão 10 mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, quando o suspeito é levado para prestar depoimento e depois liberado. Na capital carioca, serão 12 de busca e apreensão, oito de condução e uma prisão preventiva. Em Salvador, são dois de busca e uma condução coercitiva. Santa Catarina é onde mais serão cumpridos mandados: 16 de busca e apreensão, sete conduções coercitivas e três prisões temporárias nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Piçarras, Navegantes, Penha e Palmitos.

Os suspeitos podem responder à Justiça pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Entenda o caso
A Lava-Jato foi deflagrada em 17 de março de 2014 pela PF e identificou um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio. A Petrobras está no centro das investigações da operação, que apontou dirigentes da estatal envolvidos no pagamento de propina a políticos e executivos de empresas que firmaram contratos com a petroleira.

Confira abaixo as fases anteriores da Operação Lava-Jato:


1; fase (17/3/2014) ; PF deflagra a Operação Lava-Jato em sete estados e cumpre 130 mandados judiciais;
2; fase (20/3/2014) ; PF cumpre 6 mandados de busca e 1 de prisão temporária;
3; fase (11/4/2014) ; PF cumpre 16 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 6 de condução coercitiva;
4; fase (11/6/2014) ; PF cumpre 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão preventiva;
5; fase (01/7/2014) ; PF cumpre 7 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva;
6; fase (22/8/2014) ; PF cumpre 15 mandados de busca e 1 de condução coercitiva;
7; fase (14/11/2014) ; PF cumpre 49 mandados de busca, 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária e 9 de condução coercitiva;
8; fase (14/1/2015) ; PF cumpre 1 mandado de prisão preventiva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação