Politica

Aniversário do PT vira festa em defesa de João Vaccari Neto

O tesoureiro na quinta-feira prestou esclarecimentos à PF por ter sido acusado de arrecadar US$ 200 milhões para o PT

postado em 07/02/2015 07:49
Vaccari na plateia do evento, ontem: ação policial foi criticada por Lula
A comemoração dos 35 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos 13 anos no governo virou um palanque para defesa do tesoureiro João Vaccari Neto, conduzido na quinta-feira coercivamente para prestar depoimento na Polícia Federal. O evento também serviu para justificar as últimas decisões impopulares da presidente Dilma Rousseff e tentar blindá-la das denúncias de corrupção na Petrobras. Na festa, feita estrategicamente na capital mineira, terra do tucano Aécio Neves e agora governada pelo PT, todas as autoridades do partido que discursaram repetiram a mesma fala em prol do tesoureiro, acusado pelo ex-gerente da estatal Pedro Barusco de ter arrecadado até US$ 200 mil em propina para a legenda.

Ao longo do evento, todos os petistas que subiram ao palco foram obrigados a defender o partido, envolvido na Operação Lava-Jato, da PF. Em vez de discursos festivos, palavras de desagravo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inclusive tentou desqualificar a ação de quinta-feira da Polícia Federal contra Vaccari. Antes de começar a ler o discurso, Lula saiu em defesa do tesoureiro. Ele afirmou que não costuma escrever o que vai falar em eventos do partido, mas que desta vez não quis se contagiar com a irritação que ficou com o ato da PF. ;Tomei muito cuidado para não tentar repassar nessa festa a indignação que fiquei porque seria muito mais simples a PF ter convocado nosso tesoureiro para se apresentar em vez de ir buscá-lo em casa;, disse. Lula, no entanto, disse que se algo de concreto vier a ser encontrado, ;se alguém vier a trair nossa confiança;, que a pessoa seja julgada e punida.


Coube ao ex-presidente tentar contornar as críticas dos petistas com relação às medidas impopulares que a presidente tem tomado. ;A companheira Dilma teve que tomar medidas que eram necessárias, que vocês vão ter que tomar na vida de vocês, mas tem que pensar de vez em quanto para tomar fôlego e seguir.;

Ele aproveitou para defender a sigla. ;O verdadeiro problema do PT é que, se a gente não tomar cuidado, ele vai se tornando um partido igual aos outros, deixando de ser base para ser um partido de gabinete;, disse, em referência à luta por cargos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação