Politica

Renan recusa convite de Dilma para jantar no Planalto e acentua a crise

Peemedebista desiste de jantar no Palácio da Alvorada e causa desconforto tanto no governo quando no partido. Temer tenta minimizar o gesto

Paulo de Tarso Lyra
postado em 03/03/2015 07:42
Renan e Dilma: relação tensa entre os Poderes deixa o Planalto em situação desfavorável na aliança com o PMDB
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recusou o convite de jantar ontem à noite com a presidente Dilma Rousseff e outros integrantes do PMDB, no Palácio da Alvorada. A decisão, maturada ao longo do fim de semana e anunciada poucas horas antes da realização do encontro, caiu como uma bomba no Planalto e surpreendeu até mesmo alguns correligionários do alagoano. Ao reverter uma frase histórica ;convite de presidentes não se recusa;, Renan dá um sinal claro de que o fosso entre o PMDB e o Planalto se torna cada vez mais profundo.

Em nota oficial, Renan afirmou, de forma lacônica, que decidiu abster-se do jantar ;entre o PMDB, a presidente da República e ministros, em que se discutirá a coalizão; porque ;o presidente do Congresso Nacional deve colocar a instituição acima da condição partidária;. Para complementar, Renan encerrou: ;Considero o encontro como aprimoramento da democracia;.



Aos pares, Renan deu a dimensão da fragilidade na relação entre o governo e o PMDB. ;Para que tirar foto em um jantar de confraternização? Para dizer que tudo está bem quando não está?;, revelou um aliado. ;O PMDB deveria ser copiloto deste avião. Estamos funcionando como comissários de bordo, pedindo para os passageiros apertarem os cintos enquanto atravessamos a turbulência;, queixou-se outro interlocutor do cacique peemedebista.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação