Politica

Lava-Jato: MPF denuncia tesoureiro do PT e Renato Duque

Consórcio que tocava obras na refinaria Getúlio Vargas da Petrobras bancou subornos que chegaram ao partido disfarçadas de doações oficiais, diz Procuradoria

Eduardo Militão
postado em 16/03/2015 16:22

O Ministério Público Federal denunciou nesta segunda-feira (16/3) o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava-Jato. Segundo a Procuradoria, o dinheiro era pago sob a forma de doações eleitorais ao partido e ainda registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foi denunciado hoje o ex-diretor de Engenharia da Petrobras Renato Duque, indicado pelo PT para o cargo. Ao todo, foram denunciadas 27 pessoas.


O procurador Deltan Dallagnol afirmou que Vaccari sabia que o dinheiro era fruto de crimes de corrupção, fraude em licitação e cartel na Petrobras. Segundo ele, o vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, o ;Leitoso;, afirmou em delação premiada que o tesoureiro lhe pediu doações oficiais ao partido usando recursos dos esquema de desvios de dinheiro na petroleira.


;João Vaccari indicava as contas dos diretórios do partido;, contou Dallagnol. Além de Leitoso, o executivo da Toyo Setal Augusto Mendonça, outro delator da operação, disse aos investigadores da Polícia Federal e do Ministério Público que o PT recebia propinas sob forma de doações oficiais.

Renato Duque, Vaccari e o PT têm negado todas as acusações de irregularidades. O ex-diretor nega até mesmo que fora indicado pelos petistas para o cargo na Petrobras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação