Politica

Audiência Pública sobre maioridade penal termina em bate-boca

Parlamentares e manifestantes trocaram insultos durante uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, sobre a redução da maioridade penal

postado em 24/03/2015 20:14
Deputados e manifestantes trocaram insultos e vaias durante uma audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, na tarde desta terça (24). Naquele momento, a Comissão realizava uma audiência pública sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, cujo objetivo é reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. Policiais Legislativos chegaram a ser convocados para expulsar os manifestantes do plenário onde a audiência ocorria, mas a ideia foi abandonada.



Entre os parlamentares, os mais exaltados eram Éder Mauro (PSD-AM) e Alberto Fraga (DEM-DF), ambos favoráveis à redução. Fraga chegou a bater boca com um manifestante; e Éder Mauro solicitou à Polícia Legislativa que desse voz de prisão a manifestantes, contrários à PEC, que estavam, segundo ele, tumultuando a audiência. A reunião acabou interrompida no fim da tarde, depois de um bate-boca entre parlamentares. Alessandro Molon (PT-RJ) e Laerte Bessa (PR-DF) discordaram sobre permitir ou não a presença dos manifestantes.

Ao todo, pelo menos 80 pessoas participaram do protesto na CCJC, contra a redução da maioridade penal. Entre os manifestantes estavam representantes de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Fora do Eixo, ligado à área cultural. Presente ao protesto, o coordenador do Fora do Eixo, Pablo Capilé, disse ao Correio que o protesto havia sido organizado ;por organizações que tem intersecção com o tema da juventude;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação