Politica

Câmara lança edital para construir anexo com shopping na próxima semana

Prédio, que deve abrigar um centro comercial, deve ser construído em parceria com a iniciativa privada

Naira Trindade
postado em 25/03/2015 17:22
A Câmara dos Deputados vai lançar na próxima semana uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção do chamado anexo 5, que vai abrigar gabinetes parlamentares mais confortáveis e deve incluir um shopping, e para a modernização dos anexos 3 e 4. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (25/3) após reunião da Mesa Diretora.

Primeiro-secretário da Mesa, o deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) informou que a Casa pretende fazer uma consulta à iniciativa privada para levantar se há interesse de alguma empresa construir o prédio e fazer concessão. Se houver interesse, segundo Mansur, o recurso da venda da folha de pagamento dos funcionários não será usado. O valor da obra, segundo cálculos de técnicos da Casa, deve ultrapassar R$ 1 bilhão.

[SAIBAMAIS]Mansur argumenta que o espaço na Casa está pequeno para a quantidade de pessoas que circula atualmente. A intenção é fechar uma parceria público-privada (PPP). ;Uma empresa privada vem aqui, vai construir o que a Câmara quer e essa empresa vai explorar um estacionamento ou escritórios, eventualmente o que ela for construir;, disse.

O secretário negou, porém, que a possibilidade de se construir um shopping center no terreno. ;Eu sei o que quero, que é mexer com estrutura que nos interessa, construir o anexo 5 e reformar os 3 e 4. Agora, a fase é de propostas, vai demorar um pouco ainda. Ainda é só uma manifestação de interesse. Após é que vai se fazer um projeto;, sem explicar se será autorizada a construção de salas comerciais.

Restrição de acesso

O deputado Beto Mansur informou também que haverá uma medida de restrição de 35% de pessoas que circulam no plenário. Com isso, os parlamentares vão perder em número de assessores que o acompanham em votações. ;A sessão no Congresso mesmo fica complicadíssima porque são 513 deputados e 81 senadores;, argumentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação