Politica

Partidos em gestação miram a conquista dos votos de opinião

Outros são patrocinados por medalhões da política brasileira, como a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, ou o Partido Liberal (PL), patrocinado por Gilberto Kassab

postado em 29/03/2015 08:00
Marcha do partido espanhol Podemos: sigla é inspiração para brasileiros
Levantamento feito pelo Correio junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica a existência de pelo menos 50 futuros partidos em fase de coleta de assinaturas no país. Pelos nomes escolhidos, supõe-se que a maioria deles se encaixe na definição de ;catch-all party;, isto é, sem corte ideológico definido. Outros são patrocinados por medalhões da política brasileira, como a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, ou o Partido Liberal (PL), patrocinado por Gilberto Kassab. Há ainda quem aposte no espaço aberto pelas legendas tradicionais no chamado ;voto de opinião;, capitalizando os eleitores desiludidos com o pouco compromisso programático dos grandes partidos brasileiros.

À esquerda, a mais recente novidade foi o lançamento, na última sexta-feira, do partido-movimento intitulado Raiz Movimento Cidadanista. A iniciativa é capitaneada por figuras dissidentes da Rede Sustentabilidade, como a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e o ativista Célio Turino ; que chegou a ser secretário do Ministério da Cultura durante as gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira ;, com origem no PCdoB. ;Somos os 99%. E estamos indignados;, diz um trecho da ;Carta Cidadanista;, manifesto de fundação do novo partido. As inspirações estão no Podemos espanhol e no Syriza grego. A iniciativa reúne militantes do PT, do PSB, do PCdoB e do PSol, além dos dissidentes da Rede Sustentabilidade. Na outra ponta do espectro ideológico, articulam-se legendas como os Libertários, o Novo e até a Nova Aliança Renovadora Nacional (Arena), inspirada no partido de sustentação do regime militar. Desde 2012, também se organiza e a versão brasileira do Partido Pirata, de origem sueca.


Fundador e primeiro presidente do Libertários, o publicitário mineiro Juliano Torres, de 26 anos, admite que ;ainda vai demorar muito tempo; para que o partido seja formalizado. ;O Liber é um partido libertário, com o objetivo de difundir os preceitos liberais no meio político brasileiro. O Novo tem um foco em representar a sociedade numa forma de coalizão;, avalia. O Liber começou a se organizar em 2006, na internet. ;Criou-se a imagem de que liberal só defende reduzir o tamanho do estado e cortar impostos, mas nos preocupamos com violência policial, drogas, armas, imigração etc;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação