Politica

Receita procura os casos de sonegação de 215 investigados na Lava-Jato

Juiz envia a quebra do sigilo bancário de 215 investigados para o Fisco com toda a movimentação financeira desde 2007

postado em 21/04/2015 08:42
Paulo Roberto Costa, o homem-bomba da Petrobras, é um dos investigados que teve os dados financeiros enviados para análise da Receita Federal

O juiz federal Sérgio Moro, à frente dos processos relativos ao esquema bilionário de desvio de recursos na Petrobras, liberou para a Receita Federal as quebras de sigilo bancário de 215 investigados na Operação Lava-Jato. Os documentos, que revelam, desde 2007, a movimentação monetária de empreiteiros, empresas de fachada, servidores públicos e operadores da organização criminosa, vão ser remetidos ao Fisco pelo Ministério Público Federal. O principal objetivo é reunir material probatório para justificar a abertura de procedimentos fiscais contra eventuais sonegadores de imposto e consequente ressarcimento dos cofres públicos.

No pedido da Receita Federal, remetido à Justiça em março, o subsecretário de Fiscalização do órgão, Iágaro Jung Martins, ressalta a importância da celeridade do procedimento. ;A agilidade na obtenção desses documentos otimizará a decisão quanto à existência de indícios que justifiquem a abertura de procedimentos fiscais, e os aludidos documentos ainda poderão ser eventualmente utilizados como elementos probantes quando da constituição de crédito tributário;, salienta.



No despacho, proferido na quinta-feira da semana passada e tornado público ontem, Moro não autorizou a remessa das quebras dos sigilos de contas abertas no exterior. De acordo com o magistrado, nesse caso, é necessário autorização específica de autoridades estrangeiras. O juiz salientou a importância da decisão do compartilhamento de provas documentais. ;Observo que a cobrança regular dos tributos atende ao interesse público e que, por outro lado, a configuração do crime contra a ordem tributária demanda, pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), o lançamento tributário;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação