Politica

Juiz condena ex-diretor da Petrobras e doleiro Alberto Youssef

O despacho, feito por Sérgio Moro, foi publicado nesta quarta-feira (22/4).

postado em 22/04/2015 13:58
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef estão entre os sete condenados por crimes cometidos no esquema de corrupção na estatal, investigados pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal (PF). Cumprindo prisão domiciliar no Rio de Janeiro, Costa foi condenado por pertinência a organização criminosa e por lavagem de dinheiro ligados a desvios de recursos na construção da refinaria de Abreu e Lima, localizada em Pernambuco. Ele terá que cumprir sete anos e seis meses de prisão em regime fechado. O despacho, feito pelo juiz federal Sérgio Moro, foi publicado nesta quarta-feira (22/4).

Segundo a Justiça, do total da condenação serão descontados o período em que ele ficou preso na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, e em regime domiciliar. O texto do juiz destaca que as provas reunidas contra Costa, inclusive por sua própria confissão, indicam que ele passou a dedicar-se à prática do crime visando seu próprio enriquecimento ilícito de de terceiros.



Já o doleiro Alberto Youssef, que cumpre prisão na carceragem em Curitiba, foi condenado pela prática de lavagem de dinheiro relativo a aquisição de um veículo. De acordo com o despacho, ;as provas colacionadas neste mesmo feito, inclusive por sua confissão, indicam que passou a dedicar-se à prática profissional de crimes de lavagem, o que deve ser valorado negativamente a titulo de personalidade", disse Moro. Youssef foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão. Por conta da delação, o juiz destacou que o doleiro deverá cumprir três anos da pena em regime fechado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação