Politica

Ex-conselheiro da Petrobras diz que prejuízo foi maior que o relatado

Ele foi afastado após recusar aprovação do balanço financeiro

postado em 28/04/2015 17:14
O ex-integrante do Comitê de Auditoria da Petrobras Mauro Cunha disse hoje (28/4) à sub-relatoria de Superfaturamento e Gestão Temerária na Construção de Refinarias da CPI da Petrobras que o prejuízo da estatal foi maior que o apontado no último balanço divulgado pela empresa. Cunha fez críticas ao modelo de acompanhamento de custos das obras das refinarias.

O ex-conselheiro da estatal afirmou que ;aparentemente; não houve pagamento de propina. ;Esse valor [apontado no relatório] foi calculado com base no depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa que disse que a propina representava 3% dos valores dos contratos. Corremos o risco de estar buscando valores inferiores aos prejuízos;, destacou Mauro Cunha.

Leia mais notícias em Política


Ele disse que recusou a aprovação do balanço financeiro da Petrobras a partir da negativa ao seu pedido de acesso a documentos que ajudariam na análise dos números. O ex-conselheiro foi afastado logo em seguida.

No depoimento à CPI, ele destacou a decisão da estatal de adiar investimentos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Perguntado sobre suspeitas de corrupção, ele ressaltou que ;o que chamava a atenção eram os valores, que superavam em muito todas as métricas internacionais. Acrescentou que ;a corrupção foi uma consequência desse problema;.

Mauro Cunha criticou o pagamento de participação nos lucros aos servidores da estatal. ;Os funcionários não podem receber mais que 25% dos dividendos pagos aos acionistas. E, no ano passado, os acionistas não receberam nada;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação