Politica

Petrobras é vítima de malfeitos, segundo Bendine, presidente da estatal

Bendine também afirmou que as denúncias de corrupção da Lava-Jato representam caso isolado

Rosana Hessel
postado em 28/04/2015 16:29

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, reconheceu os malfeitos na companhia e assegurou que a estatal é vitima de todo o processo de corrupção que está sendo desbaratado pela Operação Lava-Jato da Polícia Federal. De acordo com o balanço da companhia de 2014 divulgado com atraso na semana passada, os prejuízos da estatal com a corrupção foi de R$ 6,2 bilhões.

;A Petrobras é uma vítima do processo. O quadro técnico se sente envergonhado e é sabedor de que foi um ato isolado e vai fazer esforços para colaborar com as autoridades. Queremos reforçar o compromisso de passar a limpo todos os malfeitos praticados;, disse Bendine nesta terça-feira (28/4), em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

;A empresa tem uma potencialidade enorme. O passivo vai ser reduzido gradativamente e a empresa não vai entrar em marcha ré. Vai continuar investindo;, afirmou o presidente da Petrobras aos senadores em suas considerações finais depois de pouco mais de cinco horas de audiência na CAE em conjunto com a Comissão de Infraestrutura. Ele destacou que é preciso ;diminuir a ansiedade em relação ao futuro;, porque as mudanças serão graduais. ;Vamos ver a retomada da capacidade de geração de resultado aos poucos;, afirmou.

Na avaliação de Bendine, após a divulgação do balanço finalmente auditado na semana passada, o maior desafio que ele tem pela frente é o aprimoramento do plano de governança da companhia, para que ele ;possa deixar a empresa mais leve e com capacidade de gerenciamento melhor e tome decisões de forma rápida e com mais segurança;.

Leia mais notícias em Política

Em relação ao novo Conselho de Administração, que deverá ser definido amanhã, Bendine disse que não haverá integrantes do atual governo federal e o critério de escolha será ;a capacidade que o conselheiro tem de agregar valor a companhia na parte de aconselhamento da diretoria na tomada de decisões;. ;Já existe uma chapa que está publicada e que é de conhecimento da CVM (Comissão de Assuntos Mobiliários) e que concorre amanha como representante dos majoritários (a União) e isso é de conhecimento público;, disse sem citar os nomes.

De acordo com dados do comunicado enviado pela estatal para a CVM no último dia 20, o acionista controlador indicou Murilo Pinto de Oliveira Ferreira (presidente da Vale) para presidir o conselho da Petrobras. Os demais integrantes da chapa montada pela União são: Aldemir Bendine, Ivan de Souza Monteiro (diretor financeiro da Petrobras), Francisco Roberto de Albuquerque, Luciano Galvão Coutinho (presidente do BNDES), Luiz Navarro e Sergio Franklin Quintella. Estes três últimos já integram o conselho atual.

Investimentos e pré sal


Sobre o novo plano de negócios da companhia, que será divulgado nos próximos 30 a 40 dias, Bendine avisou que os investimentos serão mais realistas mesmo com o endividamento de R$ 315 bilhões da empresa, um dos maiores do mundo, respeitando os limites da companhia. ;Vamos trabalhar de acordo com a capacidade de caixa da empresa. Isso vamos respeitar. É assim que a gente trabalha;, afirmou. Ele ainda acrescentou que De acordo com o executivo, que a produção do pré-sal está com ;uma produção fantástica;, acima de 800 mil barris diários. ;Essa produtividade está muito acima do que os melhores planejamentos indicavam. Tanto que 80% do nosso novo plano de negócios devem estar focados em exploração e produção;, adiantou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação