Politica

Panelaços são manifestações normais da democracia, destaca Dilma

"Nem sempre eu participo do programa do PT", esclareceu a presidente quando questionada sobre a ausência na gravação do programa de TV do partido

postado em 06/05/2015 12:37
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (6/5) ter certeza que parlamentares terão ;sensibilidade; para votar o ajuste fiscal. A análise da medida provisória que faz parte do pacote do ajuste e torna mais rígidas as regras de acesso a benefícios trabalhistas foi adiada nesta terça-feira. Dilma também minimizou o panelaço ocorrido durante a veiculação do programa do PT na tevê na noite desta terça-feira, do qual ela não participou.

O governo perdeu em duas matérias no Congresso nesta terça-feira, com o adiamento da votação da MP 665, do ajuste fiscal, e com a aprovação da chamada PEC da Bengala. Os parlamentares começaram a votar a MP, que torna mais rígidas as regras de acesso a benefícios trabalhistas como seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial, mas ela foi adiada. O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ) condicionou a votação à presença massiva do PT em favor do ajuste fiscal.

;É impossível o país achar que o país vive de um dia para outro, grandes transformações. Então, vamos aguardar para ver como transformam a votação do ajuste. Vamos nos manter tranqüilos. Tenho certeza que haverá por parte dos parlamentares a sensibilidade necessária para que se vote o ajuste. Principalmente porque tenho consciência e crença de os parlamentares trabalham a favor do Brasil;, disse a presidente, após participar do lançamento do Plano de Defesa Agropecuária, no Palácio do Planalto.



;Podemos divergir, podemos ter posições diferentes, mas tenho convicção. Em que pese as divergências, diferenças, acho que já consciência básica de todos que nos trabalhamos a favor do Brasil;, afirmou. ;A gente não pode fazer análise política sobre questões relevantes como é o caso do ajuste em cima de climas emocionais momentâneos.;

A presidente não comentou a aprovação da chamada PEC da Bengala, que eleva a idade de aposentadoria dos ministros do Supremo Tribunal Federal de 70 para 75 anos. Isso faz com que presidente perca o direito de aposentar cinco ministros da Corte, que se aposentariam durante a sua gestão. Apesar de reduzir os poderes de Dilma, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse aprovação não representa uma "derrota" para o governo.

Panelaço
Sobre o panelaço que ocorreu em diversas capitais durante a veiculação da propaganda partidária do PT na televisão, a presidente disse ser ;normal; esse tipo de manifestação. ;Em alguns outros países, manifestações assumindo a forma de panelaço não são consideradas normais, mas no Brasil elas são normais, porque nós construímos a democracia. Então, respeitar a manifestação livre das pessoas, ela é conquistada a duras penas.; A presidente também minimizou sua ausência no programa ao dizer que ;nem sempre participa; dos programas do PT. A presidente afirmou ainda que no Dia do Trabalho, o pronunciamento foi feito num ;forte veículo;, no caso da internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação