Politica

Em palestra em Brasília, FHC critica PT e defende o voto distrital

Ex-presidente também ironizou a decisão do PT de ir à Justiça contra o PSDB

Paulo de Tarso Lyra
postado em 23/05/2015 13:28

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso encerrou, há pouco, uma palestra no UniCeub, em Brasília, sobre como será o futuro do Brasil, na qual fez duras críticas aos governos fo PT nos últimos anos.

Durante a palestra Brasil, Qual Será o Seu Futuro?, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou não ser pessimista em relação ao país. Segundo ele, o Brasil tem um potencial enorme

Segundo FHC, "quando não existe liderança no Executivo, o Congresso rapidamente percebe isso e ocupa esse espaço". Para o tucano, o atual momento vivido é decorrente dos erros de estratégia de Lula e de Dilma nos últimos 12 anos. "O Brasil errou ideologicamente ao apostar na liberação de crédito, nas escolhas de parceria apenas com o Sul-Sul (África do Sul e América Latina) e ao gastar mais do que podia, o que levou à necessidade de corte recorde no orçamento.

"A situação é muito grave no Brasil, se gastou muito além do limite e agora temos que cortar recursos", afirmou.

FHC também ironizou a decisão do PT de ir à Justiça contra a propaganda partidária do PSDB veiculada na terça-feira passada. "Ir à Justiça todos podem, é um direito. Agora comparar a compra de votos na reeleição (1997) -- que foi restrita a um grupo específico posteriormente punido -- aos escândalos do Mensalão e do Petrolão é ridículo. É mostrar que eles não têm resposta para o que está acontecendo atualmente".

Leia mais notícias em política

O ex-presidente afirmou, ainda, que faltam lideranças políticas no país. "Hoje a política virou caso de polícia. Ela precisa recuperar a capacidade política para atrair novos líderes".

Por fim, ele falou sobre o movimento que defende o impeachment da presidente Dilma. "O PSDB como tal nunca defendeu o impeachment. Houve algumas tendências pontuais e pessoais, mas não podemos partir de um pressuposto de tirar uma presidente da República eleita pelo povo para colocar uma pessoa sem voto no lugar, pois é antidemocrático". Para ele, o impeachment é uma decisão política e para ser posta em prática precisa de que haja provas de responsabilidade contra o presidente.

A reforma política também foi assunto da palestra de FHC, que defendeu o voto distrital, "mas não o disitritão. Acho importante que haja maior aproximação entre os representantes e os representados".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação