Politica

Vice-presidente da Camargo Corrêa se diz arrependido por escândalos

Eduardo Hermelino Leite é um dos três executivos a serem ouvidos pela comissão

Naira Trindade
postado em 26/05/2015 11:16
Ao iniciar depoimento à CPI da Petrobras, na manhã desta terça-feira (26/5), o vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, afirmou sentir-se ;arrependido; de ter participado do escândalo que desviou bilhões de recursos da Petrobras. ;Mais que arrependimento, tenho uma profunda insatisfação profissional por ter trabalhado por uma carreira e ter hoje o meu futuro comprometido por esse escândalo;.

[SAIBAMAIS]Na empresa desde 2005, Leite é um dos três executivos a serem ouvidos pela comissão nesta terça. Os outros são o presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa, João Ricardo Auler, e o presidente da Construtora OAS, José Adelmário Pinheiro Filho. Informações preliminares dão conta de que os dois últimos devem usar o direito de ficarem calados e não devem prestar quaisquer esclarecimentos aos deputados.



Em seu depoimento, Hermelino Leite confirmou o pagamento de propina aos corruptores, afirmou conhecer os diretores da petroleira Paulo Roberto Costa e Renato Duque. E ainda colocou à disposição das investigações da CPI da Petrobras dez dos 23 depoimentos que prestou à Justiça e à Polícia no acordo de delação premiada em que participa.

;Nos termos de colaboração, esclareço a participação de superiores, pares e subalternos. Também relato reuniões e encontros om agentes públicos e privados onde o pagamento de propina foi tratado. Identifico autores e coautores;, afirmou Hermelino Leite, ao se apresentar no início da oitiva na CPI da Petrobras.

Leite afirmou também que não tinha acesso às negociações da Petrobras se não passasse pelos operadores do esquema, como o doleiro Alberto Youssef. A Camargo Corrêa venceu licitações no valor de mais de R$ 6 bilhões para obras nas refinarias Getúlio Vargas, no Paraná, e Abreu e Lima, em Pernambuco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação