Politica

Sai primeira decisão da reforma política: Câmara rejeita voto em lista

Placar ficou em 402 deputados contrários e apenas 21 favoráveis. Apenas o PCdoB encaminhou voto à favor do voto em lista

postado em 26/05/2015 19:07
O plenário da Câmara dos Deputados decidiu no começo da noite desta terça-feira (26/5) o primeiro ponto da PEC da reforma política. Por 402 votos contrários a 21 favoráveis, a Casa rejeitou o sistema de lista fechada para a eleição dos cargos que hoje são eleitos de forma proporcional (deputados federais, estaduais, distritais e vereadores). Dentre as bancadas, apenas o PCdoB encaminhou à favor do voto em lista.

De forma supreendentemente, o PT também encaminhou contra a proposta, que é uma bandeira histórica do partido. O plenário também registrou duas abstenções. Neste momento, a Câmara discute a proposta de voto distrital misto.

Leia mais notícias em Política


Segundo o líder do PT, Sibá Machado (AC), o partido acredita que o tema deve ser definido em uma lei ordinária, e não em uma PEC. No sistema de lista fechada, o eleitor vota no partido, e não em candidatos individuais. A ocupação das vagas segue uma lista elaborada pelas convenções partidárias. Em 2007, a Câmara já havia rejeitado uma proposta de voto em lista fechada, apresentada pelo então deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), liberou a bancada e disse que o Executivo não interferirá nas votações da reforma política, embora tenha defendido a proposta apresentada pela CNBB e pela OAB meses atrás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação