Politica

Câmara dificulta entrada de manifestantes mesmo com habeas corpus

Presidente da Casa determinou que apenas 200 pessoas poderão acompanhar votação da maioridade penal

postado em 30/06/2015 17:47
Mesmo com habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), 60 manifestantes contrários à redução da maioridade penal tiveram dificuldades de entrar na Casa. Dezenove integrantes da União dos Estudantes (UNE) e da União Nacional de Estudantes Secundaristas (Ubes) e outros 41 integrantes da organização Amanhecer Contra a Redução tiveram o acesso limitado pela Polícia Legislativa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, determinou que apenas 200 pessoas com senhas poderiam acompanhar a votação da proposta que reduz a maioridade penal .

;A minha senha é o habeas corpus, uma decisão do STF que o presidente da Casa não quer cumprir;, disse Mateus Weber, diretor de Comunicação da UNE. Outros manifestantes foram impedidos de acessar o Salão Verde da Câmara, que dá acesso ao plenário da Casa. A restrição motivou uma manifestação, com gritos de ;Cunha, não esquece é decisão do STF; E ;Pula sai do chão quem é contra a redução;.

Leia mais notícias em Política

Durante confusão, o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) caiu no chão a caminho do plenário. Ele disse que foi empurrado, mas não sabe por quem. "Os manifestantes estavam dizendo que eu não ia poder entrar e me empurraram. Eu nem sei de que lado eles estavam", afirmou. O parlamentar se posicionou a favor da redução em ocasiões anteriores. "Eu pedi, quero passar, eu voto com vocês pela manutenção da idade. Eles me puxaram e eu cai. Agora, vou mudar meu voto. Vou votar pela redução da maioridade", completou.

Cunha afirmou que não está descumprindo decisão do STF porque o texto pede a garantia da segurança. As galerias do plenário têm capacidade para 300 pessoas. ;Espaço é a garantia de segurança que é colocada pelos bombeiros à segurança da Casa de limite. Não é questão de ter espaço. Você tem que ter possibilidade de evacuação sem risco de vida de ninguém;, afirmou o presidente antes de iniciar a sessão plenária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação