Politica

Defesa de ex-diretor da Petrobras vai apresentar habeas corpus

Advogado afirma que não há necessidade de manter Zelada preso

postado em 03/07/2015 16:17
O advogado Eduardo de Moraes, que defende o ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, está analisando os documentos anexados no decreto de prisão preventiva do seu cliente, que desde ontem (2/7) à tarde está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba, no Paraná. Moraes explicou à Agência Brasil que somente com a avaliação desses documentos poderá preparar o pedido de habeas corpus que a defesa vai encaminhar à Justiça no máximo até terça-feira (7/7). ;O único remédio, neste momento, é o habeas corpus para ele poder se defender em liberdade;, observou.

O advogado disse que o seu irmão Renato de Moraes, que também defende o ex-executivo da Petrobras vai no domingo (5/7) para Curitiba para fazer um atendimento ao cliente antes de dar entrada no habeas corpus na Justiça paranaense. ;No meu entender não há necessidade de mantê-lo preso, nem o Renato Duque [ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras] nem o Cerveró [ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró]. Não há a mínima necessidade, mas infelizmente tem sido o entendimento do juiz e esse entendimento tem sido acolhido pelos tribunais;, explicou.

Leia mais notícias em Política

Eduardo de Moraes reconheceu que esta é uma etapa difícil na defesa de Zelada. ;É uma guerra que a gente está enfrentando, mas vamos tentar reverter o quadro,; disse.

A indicação no processo de apuração da Operação Lava-Jato contra Zelada de que ele mantém duas contas em Mônaco é um mérito da acusação do Ministério Público, mas não justifica a prisão de ninguém, disse o advogado, acrescentado que ;vai ser apurado se houve ou não cometimento do crime se existe essa conta no exterior ou não. Isso aí é o mérito. Ele explicou que a pessoa não pode sofrer uma antecipação de pena. É o direito de qualquer indivíduo de responder o processo em liberdade. ;De acordo com a acusação uma das contas, supostamente, seria de Zelada e outra ele seria beneficiário,; informou.

Para o advogado a prisão é uma exceção e o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava-Jato, está transformando a prisão em regra. ;A pessoa tem que oferecer algum risco à sociedade estando em liberdade e a meu ver Jorge Zelada não oferece nenhum risco. Ele foi preso em casa, não viaja e pode responder o processo em liberdade.;

Zelada foi preso, ontem (2/7) pela manhã, em casa, no Rio de Janeiro em cumprimento a um mandado de prisão da 15; fase da Operação Lava-Jato, chamada de Conexão Mônaco. Segundo a PF, o foco das investigações é o recebimento de vantagens ilícitas no âmbito da diretoria da área internacional da Petrobras. Ainda na operação houve cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, sendo três no Rio de Janeiro e um em Niterói, na região metropolitana.

De acordo com a PF os investigados responderão pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, desvio de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação