Politica

Advogado recorre da cassação do mandato de Rosinha Garotinho

Além de Rosinha e Chicão, oito secretários municipais foram condenados ao pagamento de multa de R$ 38 mil. Todos tiveram cassados os direitos políticos pelo período de oito anos, contados a partir de 2012

postado em 16/07/2015 17:30
O advogado da prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, e de seu vice, Doutor Chicão (PP), apresentarão recurso na Justiça Eleitoral contra a cassação do mandato dos dois. Eles foram acusados de infringir a lei eleitoral, na contratação de 1.166 funcionários temporários em 2012 para a prefeitura. A decisão é do juiz Luiz Alfredo Carvalho Júnior.

Além de Rosinha e Chicão, oito secretários municipais foram condenados ao pagamento de multa de R$ 38 mil. Todos tiveram cassados os direitos políticos pelo período de oito anos, contados a partir de 2012.

Leia mais notícias em Política

O advogado Francisco Pessanha Filho acredita que tanto Rosinha como Chicão não infringiram a lei. Ele disse em nota que ;os autores da ação não apresentaram prova que desse amparo às acusações, tendo a decisão se baseado em notícias colhidas da internet;.

Segundo Pessanha, as contratações dos servidores poderiam ocorrer até o dia 7 de julho de 2012, tendo a última ocorrido no dia 4 de julho de 2012, o que asseguraria a legalidade das ações. ;Essa questão é objetiva, temporal, não há o que se questionar;, respondeu o advogado.

Para ele, a punição foi desproporcional porque Rosinha obteve 69,96% dos votos, com uma diferença 106.472 votos para o segundo colocado. ;A lei permite a aplicação de várias sanções. Se o juiz entendeu que houve um erro, que aplicasse apenas uma multa;, argumentou.

A ação foi movida pelo Partido Republicano Progressista (PRP) e pelo ex-candidato a prefeito, José Geraldo Chaves. Apesar de a sentença cassar os mandatos, a decisão não tem efeitos imediatos. Rosinha e Chicão permanecem em seus cargos até o julgamento dos recursos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação