Politica

Governo lança site para ouvir população e ampliar diálogo

Em tentativa de emplacar agenda positiva em meio a crise política, cidadãos podrão apresentar sugestões para áreas como educação, saúde, segurança pública e redução da pobreza

postado em 28/07/2015 08:16

Página do Facebook do Dialoga Brasil, desde o dia 26/7 trazendo assuntos polêmicos para discussão.

Em um esforço para emplacar uma agenda positiva em meio a crise política, o governo federal lançou hoje o site Dialoga Brasil. O objetivo do canal de comunicação é ampliar a participação da sociedade nos programas do governo. A plataforma apresenta 20 programas prioritários do governo federal em quatro áreas para que a população proponha melhorias.

Durante a cerimônia de lançamento, a presidente Dilma Rouseff lembrou a promessa de comunicação durante discurso após ser reeleita. "Na hora que eu tive que falar com a população no Brasil e agradecer eu disse que o nosso compromisso no segundo mandato era com o diálogo. Eu disse uma coisa dessa porque nós aprendemos ao longo do caminho que uma coisa muito difícil governar um país das dimensões do Brasil sem ouvir as pessoas", afirmou.

De acordo com a presidente, todas as ações governamentais surgiram da conversa com pessoas envolvidas nas respectivas áreas. No início da fala, Dilma foi interrompida com pétalas de rosas lançadas pela plateia. "Diálogo com rosas é outra coisa, ainda mais rosas vermelhas;, disse ao agradecer o ato.


Os titulares da Esplanada destacaram avanços nas respectivas áreas e defenderam programas alvo de críticas. Durante a cerimônia, eles responderam a perguntas de representantes de movimentos populares sobre ações governamentais, como o Bolsa Família, o atendimento médico especializado, o Plano Nacional de Educação e políticas de combate a violência contra grupos minoritários, como a população LGBT.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, destacou melhorias educacionais, como a ampliação do acesso ao ensino superior e ressaltou a importância do diálogo para combater a violência. ;O crime é a expressão máxima de falta de relação das pessoas. O que temos que resolver é substituir a violência pelo diálogo. O diálogo permite que as pessoas aprendam;, afirmou. Miguel Rosetto, titular da Secretaria Geral da Presidência também elogiou a iniciativa. ;Isso é uma força impressionante para a democracia do nosso país;, afirmou.

Bolsa Família

A ministra Tereza Campello fez uma defesa do programa Bolsa Família. ;Todo mundo tem alguma coisa para falar do programa Bolsa Família, tem uma opinião, mas muitas ações continuam desconhecidas e tem muita gente que fala em cima de mitos e de preconceitos;, afirmou. Ela disse que os R$ 170 mil reais menais pagos são insuficientes para uma pessoa deixar de procurar um emprego, crítica feita por parte da população. De acordo com ela, 17 milhões de crianças tem a frequência escolar acompanhada mensalmente, condição para continuar no programa.

Outro programa alvo de críticas ao ser lançado, o Mais Médicos, também foi defendido. O ministro Arthur Chioro afirmou que a presidente ;tomou uma decisão de coragem ao propor esse debate primeiro com uma medida provisória em julho (de 2013) e depois com a apresentação no Congresso de um projeto de lei que criou Mais Médicos;, afirmou. Hoje 18.260 profissionais participam do programa, de acordo com Chioro.

Também participou do lançamento do Dialoga Brasil o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que reforçou a proposta de um pacto nacional contra a violência, a ser apresentada no segundo semestre ao Congresso Nacional. Os titulares da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, e da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, estavam na plateia.

Dialoga Brasil

Em novembro, o governo vai começar a responder três propostas mais apoiadas de cada programa discutida no site. Hoje os programas são das áreas de saúde, segurança pública, educação e redução da pobreza. Nas próximas duas semanas, serão incluídos outros 60 programas de 14 áreas, como cultura, meio ambiente, cidades e esportes.

Para participar da plataforma, é preciso fazer um cadastro ou usar dados da conta pessoal no Facebook ou no Google. É possível acessar por meio de um computador ou de dispositivos móveis. Serão realizados chats pelo site com os ministros das pastas responsáveis pelos respectivos programas. O primeiro será no dia 6 de agosto, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Na página do portal no Facebook, foram publicadas fotos a fim de motivar discussões sobre programas federais ou propostas em discussão. Uma das imagens traz a pergunta "Bolsa Família é ;dar o peixe;?;. Outra questiona se a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser digital. A página tinha pouco mais de 5 mil curtidas no início da tarde.

Pronatec

Também a fim de reforçar a agenda positiva, a presidente participou mais cedo de cerimônia de implementação do programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa. Serão ofertadas 15 mil vagas para estudantes em 81 municípios, para jovens de 14 a 18 anos em cursos de formação profissional e em contratos de dois anos em micro e pequenas empresas. Os cursos serão pagos pelo Ministério da Educação e as empresas terão redução fiscal para participarem do programa.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação