Politica

Gilmar Mendes reenvia à PGR pedido de investigação de contas de Dilma

Para o ministro, PGR se nega a cumprir o papel de investigar o episódio

postado em 01/09/2015 23:26
O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, decidiu reenviar à Procuradoria-Geral da República um ofício que pede a investigação de eventuais práticas criminosas envolvendo a contratação da gráfica VTPB pela campanha da presidente Dilma Rousseff, em 2014. A decisão de Gilmar contou com apoio de outros três ministros da Corte eleitoral, que fizeram coro nas críticas feitas ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele decidiu, no último dia 13, arquivar o caso.

Leia mais notícias em Política

Os ministros Dias Toffoli, presidente do TSE, João Otávio de Noronha e Henrique Neves concordaram com Gilmar ao rebater o procurador-geral sobre a declaração de que a Justiça eleitoral e o Ministério Público eleitoral não podem adotar posicionamento de ;protagonismo;. Já as ministras Rosa Weber ; que substituía Luiz Fux ;, Luciana Lóssio e Maria Thereza de Assis Moura não se pronunciaram sobre o caso.

A decisão de Gilmar Mendes, que relatou as contas de campanha de Dilma nas eleições de 2014, ocorre pouco depois de Janot ter arquivado pedido de investigação encaminhado em maio à procuradoria. ;O procurador-geral da República negou-se a cumprir seu papel, que é, ao menos, investigar. Outro ponto no despacho do procurador-geral chama atenção. Causa especial espanto a afirmação do chefe do Ministério Público Federal de que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público não devem ser protagonistas do espetáculo da democracia.;

Dias Toffoli também contestou trecho do despacho do procurador-geral que defende que a Justiça eleitoral deve promover a pacificação social. ;O exercício dessa pacificação social que a Justiça eleitoral traz é em razão da sua ação e não da sua não ação;, disse Toffoli, acrescentando que a decisão de determinar a investigação de fatos relativos à campanha de Dilma ;não é uma determinação isolada do ministro Gilmar Mendes. ;Isso consta do acórdão do TSE e é uma determinação da Corte;, defendeu. O presidente do Tribunal repetiu uma frase que vem sendo dita por Gilmar, de que as investigações devem ocorrer para apurar, inclusive, ;desvios que podem ter como vítima a própria campanha;.

O ministro Henrique Neves citou o julgamento de uma prestação de contas de 2007, em que a Corte teve atitude semelhante à adotada em relação à campanha petista. Segundo ele, ;foi exatamente o mesmo procedimento que este tribunal adotou;, lembra.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação